Loading
13
JUL

Notícias

O PhotoGraphein vai à Escola Peixoto Primo


Desde dezembro de 2014 a equipe do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), através do projeto “PhotoGraphein vai à Escola”, realiza pesquisas acerca da formação das imagens e desenvolve atividades com estudantes da Escola de Município de Ensino Fundamental Peixoto Primo, no Balneário Cassino. O projeto conta com a colaboração da professora Xênia Velloso, também pesquisadora do Núcleo.

As ações integram o projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é  vinculado ao Curso de Artes Visuais –Licenciatura, do Centro de Artes e coordenado pela professora Cláudia Brandão. Ele visa proporcionar um espaço para a discussão da fotografia como uma possibilidade de ver o mundo sob outra perspectiva, propondo o exercício do olhar crítico sobre o cotidiano. Tais práticas possibilitam o desenvolvimento de leituras visuais do mundo de modo lúdico, estimulando a percepção acerca da importância das imagens na contemporaneidade.

Durante as atividades foram construídas e utilizadas, pelo grupo de alunos da professora Xênia, câmeras pinholes lata-de-sardinha. O grupo, posteriormente, montará uma exposição com as fotografias resultantes no pátio da escola. Também foi erguida uma câmara escura gigante que foi visitada pelos demais estudantes. Além disso, foram realizadas experimentações com outros dispositivos formadores de imagens e saídas fotográficas à beira mar com a feitura de bolhas de sabão gigantes.

Todas essas práticas provocaram uma maior aproximação e envolvimento do PhotoGraphein com a comunidade da Escola Peixoto Primo. De acordo com Cláudia, foi comprovado que investigar os métodos artesanais que retomam as primeiras experiências dos princípios da fotografia sensibiliza os olhares, estimulando o olhar crítico frente à maciça produção de imagens proporcionada pelos equipamentos digitais.

Informações da SMEd


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Divulgação

    - Crédito: Divulgação

  •  - Crédito: Divulgação

    - Crédito: Divulgação





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400