PREFEITURA MULTA EMPRESA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (PROCON-RG) notificou a empresa Rek Parking Empreendimentos Participações Ltda da decisão de imposição administrativa de multa no valor de 4.750 URMs. Cada URM equivale R$ 2,40, o que resultará num recolhimento de pouco mais de 11 mil reais. Conhecida pelo nome fantasia Zona Azul, a empresa é responsável pelo serviço de estacionamento rotativo no município.

André Bragagnolo e Hurben Borges, servidores do Procon-RG, destacam que o processo de investigação que resultou na sanção à empresa partiu da reclamação de um usuário que estacionou o carro em uma rua do município, efetuou o pagamento diretamente ao fiscal de estacionamento e ao ter retornado ao veículo, às 10h35, foi surpreendido com uma notificação no seu automóvel indicando o horário de 10h45.

De acordo com o reclamante, ele ainda efetuou o pagamento na quantia de um real, que daria um tempo maior que o impresso no ticket.

Após o registro da reclamação e a instauração da investigação preliminar, o Procon-RG solicitou informações ou a solução para a questão colocada pelo cidadão à empresa e, não concordando com as justificativas apresentadas, constatou a existência de práticas infrativas às normas de proteção e defesa do consumidor.

Segundo a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (PROCON-RG), essa é a primeira vez que a empresa Rek Parking Empreendimentos Participações Ltda é multada pelo órgão – o que diminuiu em 10% o valor da sanção administrativa. “Curiosamente não constam registros nos nossos arquivos de abertura de processos contra a referida empresa na gestão anterior”, reforçou Hurben Borges. Desde o início dos trabalhos da nova administração, já constam 22 reclamações sobre a empresa.

O Procon-RG está localizado na rua Marechal Floriano, 248 e  também atende pelos números 32337278 ,32337279, 3233849 ou pelo e-mail procon@riogrande.rs.gov.br.

Redator: Tiago Collares

- Crédito: Marilia Lopes