Loading
Avisos
  • Prefeitura Municipal do Rio Grande informa que o evento Diálogos Culturais que ocorreria neste sábado, dia 26/07 às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal foi adiado para uma data a ser informada nos próximos dias.
23
SET

Notícias

SECRETARIA DA FAZENDA ALERTA PARA TROCA DE PROGRAMA DO ISSQN ELETRÔNICO

Secretário da Fazenda, Edes Andrade Filho

Secretário da Fazenda, Edes Andrade Filho


A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) faz um alerta a todos os prestadores e tomadores de serviços, bem como aos contadores responsáveis pela escrituração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A SMF salienta que todas as obrigações da Escrituração Eletrônica Mensal e de documentos fiscais, referente a competência setembro de 2010, e posteriores, com vencimento em 15 de outubro de 2010, deve ser feita obrigatoriamente através do programa Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - SIG-ISS.

Conforme o titular da SMF, Edes Andrade Filho, o novo sistema substitui o antigo programa ISS Online e já está disponível na página da Prefeitura na internet, que é o www.riogrande.rs.gov.br, através do link e-ISS / SIG-ISS (ISS eletrônico), ou ainda pelo endereço riogrande.sigiss.com.br. Desde o mês passado a Secretaria da Fazenda já encaminhou mais de 800 e-mails e distribuiu 20 mil manuais de utilização do novo programa para contadores, empresas e profissionais cadastrados no Rio Grande, bem como realizou mais de 30 reuniões explicativas e visitas a empresas e escritórios de contabilidade.

Nos manuais que foram distribuídos, já consta a primeira senha de acesso de cada contribuinte que, caso não tenha recebido, deverá entrar em contato com a Secretaria da Fazenda através do endereço eletrônico issqn@riogrande.rs.gov.br ou ainda pelos telefones 3233-8451 ou 3233-8457. "O programa SIG-ISS, que está em vigor desde o último dia 1° de setembro é totalmente operacionalizado pela internet, extremamente amigável e de fácil utilização, caracterizando-se pela leveza e rapidez, valendo-se ainda de vários navegadores, o que inclui Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, dentre outros", observou o secretário. .

Andrade comentou também que o programa traz ainda facilidades significativas para os usuários, tais como a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais, AIDF eletrônica, totalmente orientada pela internet, fazendo com que os contribuintes não tenham mais a necessidade de se deslocar até a SMF para solicitar a autorização para impressão de notas fiscais. Em breve também estará disponível a Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, a qual dispensará a impressão de notas fiscais em talões, gerando grande economia e desonerando o contribuinte dos cuidados necessários com esse tipo de documento fiscal. Outra vantagem que será disponibilizada ao contribuinte é a possibilidade de emissão, via internet, de Certidão Negativa de Débito, viabilizando um direito do cidadão de maneira ágil e eficaz.

SISTEMA ANTIGO

Por último o secretário informou que o programa antigo ainda estará disponível até o o próximo dia 30 somente para impressão referente à escrituração das competências agosto/2010 e anteriores. Eventuais ajustes nas escriturações antigas somente poderão ser realizados mediante comparecimento na Secretaria da Fazenda. Passado esse prazo, os contribuintes em atraso com seus tributos deverão fazer a regularização de forma convencional.

23.09.10


Fotos da Notícia


  • Secretário da Fazenda, Edes Andrade Filho - Crédito: Arquivo

    Secretário da Fazenda, Edes Andrade Filho - Crédito: Arquivo





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400