Avisos
  • Prefeitura Municipal do Rio Grande informa que o evento Diálogos Culturais que ocorreria neste sábado, dia 26/07 às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal foi adiado para uma data a ser informada nos próximos dias.
Avisos de Pauta
  • MUDANÇA NA DATA DA PLENÁRIA DO TRANSPORTE COLETIVO EM RIO GRANDE A Plenária sobre o Transporte Coletivo que aconteceria no dia 16 de agosto, será realizada no dia (23) sábado, com local e horário a serem informados posteriormente.

SECRETARIA DA FAZENDA ALERTA PARA TROCA DE PROGRAMA DO ISSQN ELETRÔNICO

Secretário da Fazenda, Edes Andrade Filho

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) faz um alerta a todos os prestadores e tomadores de serviços, bem como aos contadores responsáveis pela escrituração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A SMF salienta que todas as obrigações da Escrituração Eletrônica Mensal e de documentos fiscais, referente a competência setembro de 2010, e posteriores, com vencimento em 15 de outubro de 2010, deve ser feita obrigatoriamente através do programa Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - SIG-ISS.

Conforme o titular da SMF, Edes Andrade Filho, o novo sistema substitui o antigo programa ISS Online e já está disponível na página da Prefeitura na internet, que é o www.riogrande.rs.gov.br, através do link e-ISS / SIG-ISS (ISS eletrônico), ou ainda pelo endereço riogrande.sigiss.com.br. Desde o mês passado a Secretaria da Fazenda já encaminhou mais de 800 e-mails e distribuiu 20 mil manuais de utilização do novo programa para contadores, empresas e profissionais cadastrados no Rio Grande, bem como realizou mais de 30 reuniões explicativas e visitas a empresas e escritórios de contabilidade.

Nos manuais que foram distribuídos, já consta a primeira senha de acesso de cada contribuinte que, caso não tenha recebido, deverá entrar em contato com a Secretaria da Fazenda através do endereço eletrônico issqn@riogrande.rs.gov.br ou ainda pelos telefones 3233-8451 ou 3233-8457. "O programa SIG-ISS, que está em vigor desde o último dia 1° de setembro é totalmente operacionalizado pela internet, extremamente amigável e de fácil utilização, caracterizando-se pela leveza e rapidez, valendo-se ainda de vários navegadores, o que inclui Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, dentre outros", observou o secretário. .

Andrade comentou também que o programa traz ainda facilidades significativas para os usuários, tais como a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais, AIDF eletrônica, totalmente orientada pela internet, fazendo com que os contribuintes não tenham mais a necessidade de se deslocar até a SMF para solicitar a autorização para impressão de notas fiscais. Em breve também estará disponível a Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, a qual dispensará a impressão de notas fiscais em talões, gerando grande economia e desonerando o contribuinte dos cuidados necessários com esse tipo de documento fiscal. Outra vantagem que será disponibilizada ao contribuinte é a possibilidade de emissão, via internet, de Certidão Negativa de Débito, viabilizando um direito do cidadão de maneira ágil e eficaz.

SISTEMA ANTIGO

Por último o secretário informou que o programa antigo ainda estará disponível até o o próximo dia 30 somente para impressão referente à escrituração das competências agosto/2010 e anteriores. Eventuais ajustes nas escriturações antigas somente poderão ser realizados mediante comparecimento na Secretaria da Fazenda. Passado esse prazo, os contribuintes em atraso com seus tributos deverão fazer a regularização de forma convencional.

23.09.10

Secretário da Fazenda, Edes Andrade Filho - Crédito: Arquivo