15
MAR

Notícias

Obra de reforma e ampliação da UBSF do Povo Novo deve ser entregue à comunidade no mês de abril


Já está em mais de 70% o cronograma de execução da obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família da localidade do Povo Novo. A obra entrou em fase de finalização e deve ser entregue à comunidade durante o mês de abril. O equipamento reformado vai possibilitar melhorias no atendimento à comunidade, entre eles a ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuando no local, que passarão a ser duas, após a entrega do prédio.

As duas equipes de ESF terão a seguinte composição: 2 enfermeiras, 2 médicos, 3 técnicos de enfermagem, 1 dentista, 1 auxiliar de saúde e 5 agentes comunitários. Uma equipe volante do Núcleo Ampliado de Saúde da Família também auxiliará no atendimento na nova unidade. O Núcleo é composto por um assistente social, um nutricionista, um fisioterapeuta, um educador físico e um psicólogo.

Atualmente a unidade de saúde em operação na localidade funciona num pequeno espaço e atende 4.600 pessoas, público composto por moradores do Povo Novo e entorno, entre eles as regiões do Pesqueiro, Barra Falsa, Corredor da Cruzeiras e Barro Velho.

O secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, explica que a ampliação do espaço é um pleito antigo dos moradores da localidade. “É um pleito de mais de dez anos, de uma comunidade que aumentou, de uma demanda que cresceu, e que precisava de um novo local. Com a nova estrutura a capacidade técnica do local será dobrada, possibilitando aumento no número de atendimentos diários e a celeridade desse processo. Além disso, nós entendemos que quem reside no interior deve ter acesso aos serviços de saúde tais quais eles são oferecidos nos grandes centros, sem necessidade de longos deslocamentos para se ter acesso aos serviços a que tem direito. Portanto, essa ampliação faz parte do processo de qualificação da saúde municipal no interior, no que toca ao Estratégia Saúde da Família”, afirma o secretário. Ele também destacou a inclusão de uma Sala de Ambulâncias no local, que contará com uma estrutura que “permitirá aos profissionais que atuam no pronto-socorro móvel permanecerem no local, nas semanas e finais de semana”, completa Maicon.

A estrutura oferecida no novo local será configura da seguinte maneira: 4 novos consultórios, um novo consultório odontológico, ampliação da Sala de Procedimentos, construção de banheiro adaptados, Sala de Curativo, Sala de Reunião Específica, sala específica (com banheiro) para atendimentos em Saúde da Mulher, almoxarifado e nova copa. Outra unidade móvel que também atuará junto à UBSF oferecerá atendimento no Gabinete Odontológico.

O coordenador de Saúde da Família da Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande, André de Azevedo Santos, reitera que a reforma e ampliação da antiga unidade trará benefícios para a população. “O prédio, localizado na região central do distrito, se somará aos equipamentos públicos municipais existentes e qualificará o atendimento em saúde oferecido à população do local, com mais profissionais e uma estrutura adequada às necessidades da população”, pontua André.

O valor investido nas obras de reforma e ampliação corresponde a R$ 371.636,80. É responsável pela execução dos trabalhos a empresa I9 Engenharia Eireli.

Assessoria de Comunicação/PMRG


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-015 :: Telefone: (53) 3233.8400