Prefeito recebe visita de professores da Furg para conversa sobre Poeta Pobre e literatura marginal

Na manhã desta sexta-feira, o Prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado do secretário de Cultura, Ricardo Freitas, recebeu, em seu gabinete, os professores Artur Emilio Alarcon Vaz e Luciana Paiva Coronel, para conversa a respeito de literatura marginal, tendo como foco os autores de rio Grande, como o Poeta Írio Rodrigues, popularmente conhecido como Poeta Pobre. Ambos os professores são vinculados ao Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que possui projeto de pesquisa a respeito do autor. Na oportunidade, entre os temas debatidos esteve a organização e publicação de uma antologia poética com as obras do Poeta Pobre.

Nascido em Rio Grande, em 21 de agosto de 1963, Írio Rodrigues era figura emblemática em Rio Grande, sempre presente nos bancos da Praça Xavier Ferreira, onde escreveu grande parte de suas obras. Começou ainda criança a fazer versos, mesmo sem nunca ter frequentado uma escola, sendo alfabetizado pela mãe. Quando adulto, trabalhou em várias áreas e foi engraxate, vendedor de jornais, biscateiro, pintor e até mesmo cantor de rádio. Tentou a vida em São Paulo e Rio de Janeiro e, ao retornar, estabeleceu-se por vinte anos em São José do Norte.

Tem dois livros publicados: Irio Rodrigues: o Poeta Pobre e Coletânea 2003. Autografou na 31ª Feira do Livro da FURG, em 3 de fevereiro de 2004, e na 4ª Bienal do Livro do Colégio São Francisco, em 1º de junho de 2005.

Faleceu em Rio Grande, em 14 de junho de 2006, vítima de câncer nos pulmões. A lei municipal nº 6.430, de 28 agosto de 2007 deu seu nome a uma rua da Vila Trevo, inaugurada em 26 jun. 2010.

- Crédito: Marcos Jatahy