Prefeitura irá realizar coleta de embalagens de agrotóxicos na próxima semana

Na próxima terça-feira (19), a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento primário, em parceria com Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, irá iniciar a coleta de embalagens de agrotóxicos no interior do nosso município. A ação se estende até quarta-feira (20), quando as equipes irão visitar pequenas propriedades de base familiar para realizar o recolhimento dos materiais.

A ação começa na Ilha dos Marinheiros, na terça-feira, com pontos de coleta no Salão São João, às 08h30, e na Boca da Ilha, às 09h30. Em seguida segue para a Ilha do Leonídio, onde a coleta ocorre no Salão Comunitário, às 10h. A Vila da Quinta recebe o recolhimento a partir das 13h30, na sede do G.E. Nacional. Ainda na terça, a atividade chega à Palma, na sede do E.C. Flor dos Pagos, às 14h30. Na quarta-feira a ação ocorre no Horto Municipal do Povo Novo, no período das 8h às 17h. Os horários também estão disponíveis na foto em destaque.

Conforme determinado por lei, todas as embalagens devem estar limpas, destampadas e vazadas. As tampas devem ser separadas do restante da embalagem e as caixas de papelão devem ser desmontadas para a coleta.  As embalagens recolhidas serão enviadas para a Aredesul (Associação do Revendedores de Defensivos Agrícolas da Região Sul), localizada no Capão do Leão, que fará o encaminhamento dos materiais para reaproveitamento por meio de reciclagem. A ação é de grande importância no âmbito ambiental, evitando que os resíduos e embalagens agridam o meio ambiente e se acumulem na natureza.

Segundo o Secretário-adjunto de Desenvolvimento Primário, Cledenir Mendonça, a prática já frequente da coleta e da divulgação de informações a respeito dos materiais contribuiu para um aumento da conscientização ambiental dos produtores. “Temos uma metodologia de trabalho para informar, explicar e executar a coleta. Hoje temos uma consciência do próprio produtor, que não está mais queimando ou enterrando essas embalagens, como ocorria antigamente. Os materiais são armazenados em lugares específicos. Os produtores sabem que, uma ou duas vezes por ano, a Prefeitura passa com o caminhão para fazer esse recolhimento e encaminha para o descarte correto. Existe maior responsabilidade com a questão ambiental. O respeito foi crescendo”,  destacou.

A secretaria também tem realizado acompanhamento das lavouras da nossa cidade, executando monitoramento dos princípios ativos que são utilizados, principalmente em culturas como cebola, tomate e morango.  Segundo Cledenir, são mais de 60 tipos de produtos, todos usados dentro das especificações técnicas para cada tipo de cultura e em níveis aceitáveis.

O secretário-adjunto ressalta que foi constatada uma redução na quantidade de embalagens ao longo dos seis anos de execução da coleta. “No ano passado foram cerca de 6300kg de embalagens de agrotóxicos. Não é uma quantidade exagerada. Avaliamos como uma quantidade média de uso desses produtos, considerando que atendemos apenas pequenas propriedades de base familiar. Além da conscientização existe a questão econômica, já que esses produtos tem custo alto para esses produtores”, comentou.  Ele também revelou a expectativa para os dias de execução do recolhimento. “Esperamos poder coletar o maior número possível de embalagens, que os produtores possam ter vazias nas propriedades do nosso interior. A expectativa é fazer com que o impacto desses produtos nas propriedades seja zero, ou seja, que se faça uma limpa na propriedade, retirando essas embalagens e remeter para a Aredesul já no dia 21”, finalizou.

Assessoria de Comunicação/PMRG

- Crédito: Joanna Vaz