Prefeitura foi palco do pré-lançamento do Entrevero de Peões

Com as presenças do prefeito em exercício, Paulo Renato Mattos Gomes, da presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, Andreia Westphal, do Peão Farroupilha, Mateus Louzada, do coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Roberto Ferreira, dentre outras autoridades, a Prefeitura Municipal do Rio Grande foi palco do pré-lançamento do 31º Entrevero de Peões. O evento ocorreu no sábado (19), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, e apresentou à comunidade as diretrizes do concurso que possui mais de três décadas de existência, junto aos demais Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul da gestão 2018/2019.

No decorrer desses 30 anos de história, pela primeira vez o município do Rio Grande se prepara para sediar esse importante evento gaúcho, oportunidade conquistada a partir do título de Peão Farroupilha do RS (gestão 2018/2019) do rio-grandino Mateus Dias Louzada, de 19 anos. O Entrevero é realizado anualmente na cidade do vencedor da categoria Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.

“É uma alegria para toda a nossa cidade, em especial para aqueles e aquelas que participam da nossa 6ª região, a realização deste Entrevero em Rio Grande. Um sonho realizado, nestes mais de trinta anos de história do evento”, salientou o Peão Farroupilha.

“Quero cumprimentar a todas e todos pelos trabalhos realizados e pelo fato de estarmos realizando esse evento na nossa cidade. Para nós, que somos a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul e com forte representatividade nas questões tradicionalistas, será uma grande honra”, disse o prefeito em exercício Paulo Renato Mattos Gomes.

Após o ato, os peões, guris e piás visitaram pontos turísticos da cidade, onde realizaram sessão de fotos e gravaram um vídeo institucional que promoverá o evento para todo o Rio Grande do Sul.

Os preparativos para o 31° Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul

Além de reunir tradicionalistas de todas as regiões para eleger jovens nas categorias Piá, Guri e Peão, o Entrevero Cultural busca promover diversas atividades para a apreciação do público de forma gratuita. Neste contexto, a comunidade está convidada para prestigiar o evento, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de abril.

O Entrevero Cultural recebe em média 1.500 visitantes em cada edição, para recepcionar esse grande público o Movimento Tradicionalista Gaúcho, a 6° Região Tradicionalista, a Prefeitura Municipal do Rio Grande e o Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande estão juntos na organização das atividades desde o ano passado.

A atuação da Prefeitura Municipal do Rio Grande na organização do evento ficou instituída através da portaria 024/2018, que nomeou um grupo de trabalho com a finalidade de participar da organização e execução do 31º Entrevero de Peões. O documento foi assinado pelo prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer, acompanhado pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, em dezembro do ano passado.

Na oportunidade, o prefeito destacou que a criação do grupo foi motivada pelo desejo de apoiar os organizadores e auxiliá-los para que todos sejam bem acolhidos e usufruam de uma ótima estrutura.

O GT é composto por representantes do Gabinete do prefeito (Daniela Rodrigues e Liziane de Lima), da Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais (Paulo Rodrigues e Fernanda da Cruz), da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Surama Machado e Reginaldo Rodrigues), da Secretaria de Município da Cultura (Ricardo Freitas e GoretiButierres) e da Secretaria de Município da Educação (Vanessa Pintanel e Adriana Carvalho).

A programação do 31° Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul

Na quinta-feira, dia 25 de abril, ocorre a chegada dos concorrentes e demais visitantes no Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande, local que também sediará a Missa Crioula, à noite.

Já na sexta-feira, dia 26 de abril,o Colégio Salesiano Leão XIII será o local das provas escritas dos concorrentes, no turno da manhã. No mesmo dia, à tarde, acontece a abertura oficial do evento e as provas artísticas com dança, canto e declamação, no Centro de Eventos de Rio Grande.

Ao longo do sábado, dia 27 de abril, ocorrem as provas campeiras, que incluem a cavalo e a pé, na Associação Rural de Rio Grande. Todas as provas do concurso visam resgatar e valorizar a cultura, história e tradição do Rio Grande do Sul.

De acordo com a organização do evento, a maior atração da programação é o tradicional baile com a divulgação do resultado da nova gestão de Peões, Guris e Piás do Rio Grande do Sul 2019/2020. O fandango será realizado no sábado à noite, a partir das 23h, com a presença do grupo Querência, no Centro de Eventos de Rio Grande.

Durante os dias do evento, a programação também pretende dar destaque gastronômico à comida local e promover passeios turísticos aos Molhes da Barra e ao Centro Histórico para os concorrentes. O evento é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, 6° Região Tradicionalista, Prefeitura Municipal do Rio Grande e Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande.