Vigilância Ambiental em Saúde alerta sobre fake News envolvendo agentes de endemias

Uma mensagem enviada pelo WhatsApp que circula nas redes sociais sobre o roubo de coletes, crachás e bolsas de agentes de endemias que atuam no combate à dengue é falsa. A Secretaria de Município da Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, garante que nenhum uniforme foi furtado no município e que o trabalho dos agentes, que é muito importante para a população, segue no seu ritmo normal. De acordo com a Superintendente Michele Meneses, o boato é velho e surge todos os anos: "Jamais passaríamos uma nota oficial assim. Todas as notas técnicas têm identificação da Prefeitura, com o logo", ressaltou Michele.

A superintendente esclareceu que os agentes de endemias, responsáveis pelo trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, percorrem os bairros devidamente identificados, incluindo documento de identificação, uniforme (colete ou camiseta), crachá, bolsa com material e chapéu. Casos em que não houver identificação ou até situações excepcionais devem ser comunicados pelo telefone (53) 3233-7289.