14
JAN

Notícias

Projeto Verão Legal já proporcionou banhos de mar assistidos para pessoas com deficiência em 2019


Mais uma edição do Projeto Verão Legal está proporcionando banhos de mar assistidos para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência no âmbito do município. Neste ano, a iniciativa está sendo promovida pela Secretaria de Município da Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através do Programa Saúde do Deficiente.

O Projeto Verão Legal tem por objetivo proporcionar momentos de lazer e descontração para pessoas com deficiência, através do banho de mar assistido com o auxílio de cadeiras adaptadas. A ação acontece na guarita localizada nas imediações da estátua de Iemanjá, todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, durante todo o mês de janeiro.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Deficiente, Gabriela Neves, o projeto está trazendo as pessoas com deficiências dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), com o apoio para a locomoção da Secretaria de Município da Educação (SMEd).

O projeto não é somente direcionado para cadeirantes, mas também para pessoas que possuem outros tipos de deficiências e que por conta disso necessitam de um apoio para aproveitar desse momento.

“É interessante ver a reação deles quando entram no mar, porque não é uma coisa que eles façam no dia a dia deles em geral, mesmo quando eles estão na praia. É bem prazeroso ver a emoção nos olhos deles”, destaca a coordenadora Gabriela.

Apesar da última sexta-feira (11) não ter sido um dos dias mais quentes e ensolarados do nosso veraneio, o rio-grandino Manoel Godoia, de 53 anos, aproveitou a oportunidade e entrou no mar com a cadeira adaptada. Segundo a coordenadora Gabriela, o projeto ainda pretende contemplar o Asylo do Rio Grande – Morada das Flores, levando os idosos para a beira da praia e incluindo eles na temporada de verão 2019.

Além de proporcionar o banho de mar assistido, o projeto também é responsável por integrar socialmente o público. Pois, mesmo que os interessados na ação não queiram entrar no mar, também estão convidados para apreciar a praia do Cassino, conversar com os demais participantes e organizadores.

A mãe de Francine Borba Fernantes, Eneida Borba, comenta como o projeto é importante para a socialização das pessoas com deficiências e convida os responsáveis para também se juntarem à ação e proporcionarem esse momento para elas.

“É importante conviver com outros familiares, ver que não é só ela [a filha de Eneida] que tem problemas e que todo mundo pode aproveitar a praia, porque somos todos iguais”, explica. Apoiaram a atividade diversas secretarias de município, Corsan, 3º Batalhão de Bombeiros Militar, 6º GAC, Supermercados Guanabara e Sesc Rio Grande. 

Assessoria de Comunicação / PMRG


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-015 :: Telefone: (53) 3233.8400