Políticas Públicas: Rede possui 2.668 professores e 451 profissionais da saúde e assistência social

No segundo semestre de 2018, a Prefeitura Municipal do Rio Grande divulgou o tutorial produzido pelo Comitê Gestor do Projeto Conexões, com o apoio da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a respeito dos serviços da Rede de Políticas Públicas do nosso município.

O Comitê Gestor do Projeto Conexões foi responsável pela produção de tabelas contendo informações dos serviços especializados e do território de cada Política Pública, com dados cedidos pelas Secretarias de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Educação (SMED), Saúde (SMS), bem como pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e Conselho Tutelar.

Os serviços do território são aqueles que trabalham com georreferenciamento, em uma área de abrangência adstrita. Esses serviços são as portas de entrada das Políticas Públicas por estarem mais próximo da residência das pessoas e famílias atendidas. Os serviços especializados compreendem aqueles que não possuem, área de abrangência adstrita, pois são responsáveis por todo o município.

O conteúdo do tutorial “A rede de políticas públicas do Rio Grande” apresenta o trabalho realizado pelo Projeto Conexões e todos os serviços das Políticas Públicas a nível municipal, catalogados por Saúde, Assistência Social, Educação, Garantia de Direitos e Segurança Pública.

De acordo com o levantamento dos dados realizado para a produção do tutorial, os serviços das Políticas Públicas a nível municipal referente à Educação contam com 74 escolas, 105 Salas de Recursos (3 turnos) e 2.668 professores para atender 22.162 estudantes.

Referente à Saúde, são 25 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBFS), 6 Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 420 profissionais da saúde, que realizam 5 mil atendimentos por dia.

Já em relação à Assistência Social, as Políticas Públicas a nível municipal contam com 4 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que possuem 31 profissionais, responsáveis por realizar 14 mil atendimentos por ano.

No tutorial também é possível conferir todas as localizações das instituições que prestam serviços de Políticas Públicas, como os endereços das UBS, UBSF, NAFS, CAPS, CRAS, CREAS, Centro POP, Albergue ASSORAN, Casas de Acolhimento Institucional, Casa de Acolhida para Mulheres Vítimas de Violência, escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental Urbanas e do Campo, bem como os telefones disponíveis para contato.

O material com o mapeamento e sistematizações dessas e demais informações está disponível no anexo dessa matéria.

Assessoria de Comunicação / PMRG

- Crédito: Divulgação PMRG