Programa Saúde na Escola atinge 100% de adesão no município

Instituído em 2007, o Programa federal Saúde na Escola (PSE) visa integrar permanentemente a saúde e a educação proporcionando o fortalecimento e  sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas  de saúde da família. Em Rio Grande, o convênio foi firmado em 2013 e no último ano, 35 escolas (cinco estaduais e 30 municipais) já eram pactuadas e inseridas no programa. No inicio de 2019, todas as 111 escolas do município aderiram ao programa, pela 1ª vez na história de Rio Grande. A iniciativa possui a coordenação da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Saúde.

Por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde e da realização de ações dirigidas para a melhoria na qualidade de vida da população, o público-alvo (atualmente, com a nova pactuação, em torno de 38 mil alunos) beneficiado pelo programa são estudantes da Rede Pública de Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com ações como: Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Prevenção ao uso indevido do álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cidadania; Promoção da Atividade Física e do Lazer nas Escolas; Promoção e Avaliação da Saúde bucal; Acompanhamento Vacinal; Promoção da Nutrição e Alimentação Saudável; Promoção da Saúde Auditiva; Ações de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Ainda, contando a promoção da Saúde Ocular, com atividades de cuidado visual e antropometria. Em 2018, o programa atingiu o número de 868 consultas oftalmológicas para o grupo alvo da cidade.

O coordenador do PIM, Fernando Bitello, salientou a importância do projeto,ressaltou o direito à todos à saúde escolar e falou sobre a expectativa para esse ano: "Conquistamos esse aumento de 300% em um ano. A expectativa para 2019 é que a gente consiga fazer um excelente trabalho com todas as escolas. Eu acho que todas tem seu grau de importância, quisemos trazer a equidade para os alunos porque queremos ofertar os trabalhos para todas as escolas, independente da onde seja, de qual bairro. Queremos fazer o melhor possível com o que a gente tem e que se mantenha sempre trazendo excelência, sempre com 100% das escolas do município, fazendo trabalhos diferenciados, com essa boa atuação que está tendo, com toda a colaboração do secretário Maicon Lemos e com a secretária Vanessa para a implantação dessa nova fase do PSE", argumentou.