Prefeitura divulga Tutorial da Rede de Políticas Públicas

O executivo Municipal disponibilizou o Tutorial da Rede de Políticas Públicas, constituído com o objetivo de facilitar a compreensão sobre o acesso aos diferentes serviços  que compõem a Rede e  divulgar as estratégias constituídas  para que as equipes possam se identificar como  agentes do Sistema de Políticas Públicas .

O Tutorial divide-se em cinco partes, onde apresenta:

- A rede de serviços da saúde, assistência social, segurança  e educação

- O Projeto Conexões (que organizou o tutorial). Projeto esse  que tem o foco de comunicação da Rede de PP

- Os mapas de cinco campos, com os desenhos  da Rede de Atenção as Crianças , às Mulheres e a População em Situação de Rua

- Os Mapas das Zonas| Georreferenciamento  com os prédios públicos

- Anexo com os serviços da Rede,  Endereços e telefones

O Comitê Gestor do Conexões (CGC), criado pelo decreto  15.254/2018,  elaborou o tutorial com o objetivo de melhorar a qualidade da comunicação na Rede. Durante os meses de agosto, setembro e outubro, as referências do território e do especializado analisaram, colaboraram e revisaram o material como formas de sensibilizar e fortalecer o processo participativo e de co-responsabilidade com as Conexões em Rede.

Em 2018, a ênfase do Processo de Trabalho do Projeto Conexões, foi trabalhado o pertencimento dos serviços as zonas, conhecimento das equipes sobre a  Rede como um todo, qualificação das referências do conexões território e do especializado ( referente aos papéis na relação com a Rede), identificação e pactuação de ferramentas para o cuidado compartilhado, estabelecimento de rotinas de encontros e de combinados para conexões virtuais.

Roda de conversa sobre Círculos de Culturas Juventude e suas Realidades, coordenado pelo  Projeto Conexões com a Diretoria de Arte e Cultura (DAC/FURG) para trabalhar as referências do Conexões, o processo de educação permanente através de diversas linguagens culturais (Sarau, cinema...). Os Jovens inseridos em movimentos culturais, serão mediadores dos círculos de culturas, para aproximar subjetivamente as equipes da realidade e contextos da Juventude Periférica –  com vistas, a potencializarem  o protagonismo juvenil e sua cultura.

Para 2019, o foco das ações do Conexões será a ênfase será compartilhamento dos casos entre zonas e equipes serviços especializados. Um dos exemplos de relação da direção de casos dos serviços especializados para as zonas serão mapeados e compartilhados a totalidade dos casos de crianças e adolescentes, em instituições de acolhimento, egressos da CASE, em trabalho infantil- os casos tem a coordenação de cuidado dos serviços especializados e serão informados e monitorados no território.

O objetivo é também georreferenciar os casos e compreender demandas de projetos nas zonas, a partir das áreas de maior risco. Em Março será realizado o Seminário Círculos de Culturas – Juventude e suas Realidades, e será lançado o calendário de Circulo de Cultura do ano. O próximo Tutorial será sobre o Mapeamento das Ofertas dos Serviços do Território. Outra ação construída foi o Calendário Colorido de Conexões, prevê meses temáticos, trabalhados por todos os serviços nas zonas – em cada mês temático terá como rotina um  dia D  que será o ponto em que todas as equipes do território trabalharam simultaneamente.