Tia Lis recebe Voto de Louvor na Câmara Municipal do Rio Grande

O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, participou da Sessão Especial, que concedeu Voto de Louvor a professora da Rede Municipal de Ensino Lislaine Sieczka Ely, mais conhecida como Tia Lis. A solenidade ocorreu no plenário do Legislativo, na noite desta quinta-feira (11). A homenagem partiu do vereador André Lemes, através de requerimento protocolado no mês de setembro.

Tia Lis foi precursora da invernada cultural e artística da EMEF Cipriano Porto Alegre. Em 27 de junho de 1999 foi umas das fundadoras do Departamento de Tradições Gaúchas Estância de São Pedro, entidade voltada para as áreas socioculturais e artísticas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, cujos objetivos são de cultuar as nossas tradições, no berço da civilização e preservar a cultura gaúcha.

Em 2004, idealizou o projeto pedagógico intitulado “Resgatando as nossas Tradições”, desenvolvido na EMEF Cipriano Porto Alegre, o qual vai ao encontro dos objetivos do DTG.

TIA LIS

Nascida em Rio Grande, no dia 11/10/1957, é filha de Luiz Ramão Sieczka e Therezinha de Jesus Almeida. Casou-se em 1985, com Lauro Antonio Ely e, em 1990, nasceu sua filha única Stephany Sieczka Ely. Estudou magistério no Instituto de Educação Juvenal Miller e se formou em 1978. Cursou pedagogia na FURG e formou-se em 1981. Já no ano de 1982 obteve habilitação em Supervisão Escolar e, em 1983, concluiu a pós-graduação em pré-escola. Em 1978 fez estágio na E.M.E.F Cipriano Porto Alegre e logo em seguida, no ano de 1979, passou no Concurso da Prefeitura Municipal assumindo na E.M.E.F Cipriano Porto Alegre e em seguida na E.M.E.F Roque Aita Júnior.

No ano de 1982, foi convidada a assumir a supervisão das Escolas: Rio Branco, Mate Amargo e Altamir de Lacerda. Em 1984, retornou como supervisora da E.M.E.F Roque Aita Júnior, continuando na E.M.E.F Rio Branco e assumiu na E.M.E.F Anselmo Dias Lopes. Já no ano de 1989 foi chamada para a supervisão na E.M.E.F Cipriano Porto Alegre, onde atuou até a data da sua aposentadoria em 2016.

Na Rede Estadual de Ensino, assumiu o Concurso, em 1983, na E.E.E.F Miguel Couto e, em seguida, na E.E.E.M Alfredo Ferreira Rodrigues, no Povo Novo, retornando para a E.M.E.F. Cipriano Porto Alegre, em função da cedência no ano de 1990. Retornou da cedência à rede estadual para a E.E.E.F Miguel Couto, onde atuou como professora até a aposentadoria em 2018.

Durante toda a sua carreira educacional, esteve por 34 anos na rede estadual e 36 anos na rede municipal, vivendo tempos de muitas trocas de experiências que certamente renderam amizades.Em 1999, implantou o Projeto Resgatando as nossas Tradições, um sonho que se tornou realidade. Já são mais de 19 anos cultuando e perpetuando a nossa tradição.

Destaca que a sua família cresceu, com muitos filhos e netos, em virtude do presente que o DTG proporcionou a ela. Atualmente, com muita alegria, dedica-se ao Departamento de Tradições Gaúchas Estância de São Pedro e é voluntária dos Grupos: “Alegria das Pediatrias” e “Nós Precisamos Uns dos Outros”, ambos em prol da nossa Santa Casa.