Trabalho de estudante rio-grandina sobre crimes contra as mulheres receberá prêmio em Brasília

O trabalho “Os crimes contra as mulheres afetam a todos”, de autoria da estudante Beatriz Conceição da Costa, foi o vencedor da etapa estadual na categoria “Estudante do Ensino Médio” do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Beatriz, de 15 anos de idade, é aluna do curso de Informática do Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e desenvolveu o trabalho na disciplina de Sociologia I, sob orientação do então professor do curso Ezequiel de Souza. A entrega da premiação (um computador) está prevista para ocorrer em setembro, em Brasília.

O texto da estudante simula uma troca de correspondências entre primas e posteriormente com a mãe, nas quais o assunto da violência contra as mulheres é abordado de forma a demonstrar que nenhuma família está imune. “Escolhi esse formato porque fica mais fácil de ler, pensando principalmente nos jovens. No texto quis mostrar que a violência pode acontecer com qualquer uma de nós”, explica Beatriz.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é promovido em parceria pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi/MEC); Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a ONU Mulheres. Foi instituído no ano de 2005, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no país; e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Este ano o prêmio recebeu inscrições de 2.527 trabalhos de todo o país, sendo 1.495 da categoria de Estudante de Ensino Médio. Entre os critérios avaliados destacam-se consistência na problematização do tema, originalidade, criatividade e qualidade do texto quanto à forma de apresentação.

Saiba mais: http://www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Da Assessoria de Comunicação do IFRS/RG