Comissão de Organização da Semana da Pátria realizou reunião inicial nesta quinta-feira (10)

O Executivo Municipal esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (10), com a comissão de organização da Semana da Pátria de 2018. O encontro teve como objetivo realizar conversa inicial para ajustar os desfiles e as atividades que compõe as ações da Semana da Pátria no Município. A reunião foi iniciada pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Protásio, e mediada pela chefe de Gabinete do Prefeito Adjunta, Daniela Rodrigues, juntamente com a secretária do Prefeito, Liziane de Lima.

Entre os assuntos debatidos estiveram os horários de inicio de atividades, a exposição de materiais das forças armadas, o revezamento das instituições na guarda da Pira da Pátria, além da participação das escolas nos desfiles. Também foi apresentado o cronograma e as atividades executadas na Semana da Pátria do ano passado, material que servirá como base para a organização do evento neste ano.

A comissão irá realizar nova reunião na próxima semana para definir alguns aspectos mais práticos dos desfiles, além de debater o que será apresentado nos desfiles das forças armadas presentes no Município.O decreto que nomeia e constitui a comissão está disponível em anexo. Além da chefe de Gabinete do Prefeito Adjunta, Daniela Rodrigues, e da secretária do Prefeito, Liziane de Lima, que representam a administração Municipal, compõe a comissão os representantes a seguir:

Secretaria de Município de Educação: Adriana Matos de Carvalho Mendes
18º Coordenadoria Regional de Educação: Gisele Maria Rodrigues Machado
15ª Delegacia GORGRS: Abel Souto Cruz
6º BPM: 1º Tenente José Rafael Munhos de Quadros
Comando do 5º Distrito Naval: Cap. De Fragata Luciano Andrade e Cap. De Corveta Sandra Terezinha Longen
Grupo de Artilharia de Campanha – 6º GAC: Major Carlos Rduardo Costa Garcua Fonte
Bombeiros: Capitão Daniel Dias Pierobom
Escoteiros do Rio Grande: Silvonei Ávila
Desbravadores – Regional Ômega MDA: Cláudio dos Santos Moraes

Semana da Pátria de 2017

No ano de 2017, que marcou a 195º semana da pátria, O Fogo da Pátria foi recepcionado em Rio Grande no dia 22 de agosto. A cerimônia foi realizada nas Docas do Mercado Público e reuniu representantes do Executivo Municipal, da Liga da Defesa Nacional (LDN), de órgãos militares, dos grupos de escoteiros da cidade, do Legislativo Municipal e de escolas da Rede Municipal de Ensino. O Fogo da Pátria foi conduzido pelas ruas da cidade por atletas da Associação Rio-grandina de Corredores de Rua de Rio Grande (ACORRG).

Entre as atividades da Semana da Pátria de 2017 foram realizados desfiles militares e escolares em diversas regiões do Município. A semana também foi marcada pela já tradicional Exposição das Forças Armadas. A mostra reuniu utensílios militares do Comando do 5ª Distrito Naval e do Exército Brasileiro, além de equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Fogo Simbólico da Pátria

Em 1937, no Rio Grande do Sul, um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos, passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o território nacional, em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional (LDN) se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, no pequeno percurso de 26 quilômetros entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Arquivos da Notícia