9
AGO

Notícias

Prefeitura desenvolve políticas inclusivas e de atenção à Saúde das Populações Indígenas


Hoje, 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A gestão municipal, através da Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande (SMS), vem desenvolvendo desde 2013 uma política inclusiva e de atenção à saúde das populações indígenas presentes em Rio Grande, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Indígena e a legislação indígena e indigenista vigente.

As ações do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da População Indígena visam o atendimento transversal das demandas relacionadas aos Povos Kaigang e Guarani Mbya, residentes no município. Em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, são desenvolvidas atividades de promoção, prevenção e recuperação da saúde, respeitando a cosmovisão e a Medicina Tradicional pertencentes à cultura desses povos.

O secretário de Município da Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, elencou os investimentos da Administração Municipal no que tange à Saúde Indígena.  “Hoje temos a equipe da unidade de saúde da família de Domingos Petroline, que está sendo qualificada para atender esse público, respeitando as suas culturas. Isso é muito importante, uma vez que prestar atendimento em saúde pra essa população, que tem seus próprios costumes, significa respeitá-las. Essa é a premissa básica para se fazer saúde junto à população indígena, e Rio Grande vem conseguindo fazer esse trabalho. Hoje eu represento a Saúde Indígena no estado do Rio Grande do Sul e nosso objetivo é fomentar ainda mais a qualificação desse atendimento em Rio Grande”, completou o secretário.

O Programa de Estratégia de Saúde da Família já referenciou três unidades básicas de saúde da família para atendimento das populações indígenas. “Aos profissionais de saúde do município foram ofertadas diversas atividades de formação continuada, escuta das lideranças e visitas na aldeia a fim de capacitar para o atendimento diferenciado e específico que respeite os aspectos da cultura de cada etnia. Outros atendimentos também são oferecidos como o do Programa Primeiro Infância Melhor/ Criança Feliz”, explica a coordenadora do Programa de Saúde da População Indígena, Tatiana Bolbadilha Freitas.

Residem no município, atualmente, três comunidades indígenas das etnias Guarani Mbya, Guarani e Kaigang, totalizando cerca de 120 pessoas. Considerando a necessidade de tratar com mais especificidade a questão indígena no município, a gestão municipal nomeou em 2016 o Grupo de Trabalho para Atendimento das Populações Indígenas e em 2018 mais um passo para a consolidação de uma gestão voltada para politicas indigenistas inclusivas foi dado com a constituição do Comitê Intersetorial de Politicas Indigenistas, composto por representantes de 10 unidades administrativas no município.

Com informações do Programa de Saúde da População Indígena

 

 


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-015 :: Telefone: (53) 3233.8400