Projeto Book Truck foi inaugurado nesta quarta-feira (13) no Largo Barbosa Coelho

Na tarde desta quarta-feira (13), foi inaugurado e apresentado  a população rio-grandina o projeto cultural Book Truck. O Projeto é uma ação de responsabilidade social patrocinada pela Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) e desenvolvido pela VR Projetos Culturais com a utilização da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e terá suas atividades vinculadas a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação. O Book Truck é um furgão adaptado que busca promover e estimular a leitura. O acervo de livros conta com cerca de 800 títulos para todas as idades, incluindo audiolivros e exemplares em braile. O interior do furgão foi projetado para receber atividades culturais, como oficinas e contação de histórias. O projeto oferece ainda área externa com espaço de convivência para os visitantes.

O vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, esteve no evento representando o prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer, e comentou a ação realizada: “Agradeço a refinaria. Rio Grande será contemplado pelo Projeto Book Truck, que levará cultura e leitura aos diversos bairros da cidade. E depois de percorrer várias cidades do Rio Grande do Sul, retorna ao Município, onde irá permanecer nas nossas praças, bairros e escolas”.

Durante todo o mês de junho, de terça a sábado, o furgão estará desenvolvendo suas atividades em algum ponto da cidade. Após a passagem por Rio Grande, o Book Truck vai visitar diversas cidades, mas retorna ao Município no inicio de 2019. O furgão será doado para a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura, que conjuntamente com a Secretaria de Município da Cultura darão continuidade ao projeto junto à comunidade e as escolas públicas.

A assessora de gabinete da SeCult, Goreti Butierres esteve representando o secretário de cultura, Ricardo Freitas, e ressaltou a importância do projeto: “É uma grande alegria poder contar com esse projeto, além dos nossos equipamentos fixos da secretaria. O Book Truck  é um equipamento volante que nos da a oportunidade de levar a arte, a cultura e a leitura para os lugares mais distantes onde as pessoas tem menos oportunidade de acesso “.

Além do Book Truck, A Refinaria de Petróleo Riograndense, também trabalha em Rio Grande com outro projeto, o Baú das Artes. Trata-se de um recurso pedagógico com objetivo de desenvolver formas de expressão, socialização, criatividade, leituras e habilidades manuais das crianças. O material permite ao educador realizar atividades educativas e lúdicas com as crianças. Cada baú contém 6 caixas que contém materiais para desenhar, pintar e colorir, instrumentos musicais, jogos educativos e brinquedos, cenários e teatro de fantoches, objetos de jardinagem, materiais sobre higiene, esporte e alimentação saudável, além de diversos livros infantis. Até o momento, 12 baús já foram entregues nas escolas do Rio Grande.

Para o secretário de educação André Lemes, os projetos “são de extrema importância, já que potencializam as ações culturais e de leitura da nossa comunidade”. Ele ainda ressaltou a relevância do projeto Baú das Artes, uma vez que é um trabalho efetuado “dentro das escolas do nosso Município, com um conjunto de materiais para que os nossos professores trabalhem diretamente com os alunos no cotidiano”.

A Refinaria de Petróleo Riograndense tem mais de 80 anos de atuação, sendo a mais antiga refinaria que comercializa produtos derivados de petróleo em operação no País. Além dos projetos citados, a empresa também desempenha atividades com o Banco de Alimentos do Rio Grande e participa do Projeto Pescar, que promove a formação de jovens de vulnerabilidade social para o ingresso no mercado de trabalho.

Cronograma:

13/06 – Largo Barbosa Coelho – Inauguração do projeto

14/06 – Barra – Das 9h às 16h – Visitação de escolas e atividades culturais

15/06 – São João|Praça do Ciep – Das 9h às 16h – Visitação de escolas e atividades culturais

16/06 – Praça Xavier – Das 9h às 16h – Visitação da comunidade

17/06 – Praça Saraiva - Das 9h às 16h – Visitação da comunidade

19/06 – Povo Novo|Praça Tenente Coronel Marcelino – Das 9h às 16h – Visitação de escolas e atividades culturais

20/06 – Povo Novo|Praça Tenente Coronel Marcelino – Das 9h às 16h – Visitação de escolas

21/06 – Fejunca – Das 9h às 16h – Visitação de escolas e comunidade

22/06 – Fejunca – Das 13h às 16h – Visitação de escolas e comunidade

23/06 – Fejunca – Das 9h às 16h – Visitação de escolas e comunidade

26/06 – Parque Marinha|Praça Albatroz – Das 9h às 16h – Visitação de escolas e atividades culturais