20ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza no Município acontece até sexta-feira (15)

O Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, realiza a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 15 de junho de 2018, próxima sexta-feira. A Campanha Nacional tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo da vacinação. Confira em anexo à lista de unidades da saúde que estarão administrando as vacinas no Município.

“Reforço a necessidade dos grupos prioritários irem fazer a vacina, sobretudo, considerando as variações climáticas deste período do ano, que fortalecem a propagação do vírus da gripe”, alertou o secretário de Município da Saúde Maicon Lemos. Segundo ele, a vacina está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Medidas simples de prevenção podem ajudar ao combate do vírus da gripe, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Grupos prioritários:

- Crianças menores de cinco anos, mas com no mínimo seis meses;

- Gestantes, sendo a vacinação segura em qualquer idade gestacional;

- Mulheres no período até 45 dias após parto;

- Trabalhadores da saúde;

- Povos indígenas;

- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

- Pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, mediante apresentação de prescrição médica ou receita atualizada que comprove a condição de paciente portador de doença crônica.

- Professores das escolas públicas e privadas (necessário apresentar documento comprobatório);

Importante

Existem categorias de risco clínico com indicação para a vacina contra a Influenza. Ela é indicada para portadores de doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; imunossupressão; obesos; transplantados e portadores de trissomias.

Com informações da SMS

Assessoria de Comunicação/PMRG