12
JUN

Notícias

Secretário da Pesca participa de audiência da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro


O secretário da Pesca de Rio Grande, Cláudio Costa, representou o município de Rio Grande ontem (11) durante uma audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A finalidade foi a apresentação à comunidade e lideranças da proposta de um Projeto de Lei para a implantação de uma política sustentável da pesca no Rio Grande do Sul.

O projeto foi recentemente aprovado por unanimidade pelo Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentável (CONGAPES), órgão que agora se soma à pauta junto de outros proponentes, como as colônias de pescadores de todo o RS, federações, entre outros agentes. Após a reunião de apresentação, agora a expectativa é pela aprovação do projeto na Casa Civil, para que a seguir seja encaminhado à apreciação da Assembleia Legislativa.

Durante a audiência, o professor pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Luís Gustavo, apresentou um estudo realizado pela instituição sobre o tema. Entre os dados apresentados os impactos positivos que a retomada da pesca do estado trarão à geração de renda dos pescadores e pescadoras da região e à arrecadação de impostos no estado.

O secretário da Pesca de Rio Grande argumenta que o estudo da universidade é sólido e mostra a possibilidade de recuperação do setor. “O embasamento dos dados apresentados pela FURG dão o suporte fundamental  a esta projeto. Eles demonstram que é possível recuperar os estoques pesqueiros do estado em um curto espaço de tempo. Para Rio Grande, que tem na pesca uma tradição histórica, é de extrema importância a aprovação deste projeto de lei”, explica.

Em Rio Grande são cerca de 5 mil famílias envolvidas na cadeia da pesca, distribuídos entre pescadores artesanais, armadores de pesca e setor industrial.

Também participaram da audiência representantes das colônias de pescadores de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas, movimentos da pesca em Rio Grande e sindicatos locais de pesca.

Assessoria de Comunicação/PMRG


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Divulgação

    - Crédito: Divulgação

  •  - Crédito: Divulgação

    - Crédito: Divulgação

  •  - Crédito: Divulgação

    - Crédito: Divulgação

  •  - Crédito: Divulgação

    - Crédito: Divulgação





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400