Prefeitura lança projeto Rio Grande Eu amo Eu Cuido

Fortalecer os vínculos entre o poder público e a comunidade e estimular o protagonismo das pessoas. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal do Rio Grande deu início a mais um projeto de governo, inserido no contexto do Rio Grande ComVida.

Lançado na manhã desta terça-feira (5), o projeto Rio Grande Eu Amo Eu Cuido quer cativar a população rio-grandina para o cuidado e o zelo pela cidade. Neste sentido, parte de histórias e projetos de quem já faz a diferença no município. Pessoas que dedicam parte do seu tempo e das suas vidas em ações coletivas e no bem-estar da coletividade.

Neste primeiro momento, sete receberam o reconhecimento do Executivo Municipal: Carlo e Valmir, Paulo Ávila, Flávio Rodales, Airton da Silva, o Seu Juca, Dona Dalva e Dona Gilda. O designer Diego Pizarro, idealizador da logo do Programa Rio Grande ComVida, Rodrigo Teixeira, afilhado de Paulo Ávila e o senhor Almiro Muller, que não pôde participar do evento por motivos de saúde também foram homenageados pelo Executivo. A solenidade foi conduzida pela primeira-dama e coordenadora da iniciativa, Eunice Lindenmeyer. Segundo ela, trata-se de um dia muito especial para Rio Grande. “Uma oportunidade para reconhecermos o trabalho de pessoas e entidades que, com o seu olhar carinhoso, contribuem no cuidado com a cidade”, destacou.

O vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes, falou na sequência e fez uma saudação à iniciativa que, nas suas palavras, contribem para “a preservação, o cuidado e o desenvolvimento sustentável da noiva do mar”, afirmou.

Após parabenizar os homenageados, o prefeito Alexandre Lindenmeyer reforçou a importância do novo projeto. Pequenas ações, quando multiplicadas, podem fazer a diferença na nossa cidade. Esperamos que outras pessoas possam se sensibilizar com essas histórias inspiradoras e se sintam convidadas a participar conosco”, disse.

O professor Lauro Barcellos, que esteve presente na solenidade, também pediu o uso da palavra. “É muito fácil semear a desgraça, falar mal, fazer a crítica destrutiva. O nobre e o importante é nós fazermos a distribuição da alegria, da pauta positiva, da reflexão construtiva, do respeito as diferenças e as pessoas”, salientou, destacando a iniciativa da Prefeitura.

Representando os homenageados, que receberam um trouféu em forma de azulejo, que faz alusão ao programa, um certificado e um encarte, com destaque para cada uma das histórias e projetos reconhecidos pela Prefeitura, Flávio Rodales, fez um agradecimento. “Eu só gostaria de dizer uma coisa: muito obrigado”, encerrou, com uma salva de palmas do público presente.

O projeto

Lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto Rio Grande Eu Amo Eu Cuido busca reconhecer o mérito de pessoas, sejam físicas ou entidades, que colaboram na consolidação de uma cidade mais humana, inteligente e sustentável, sobretudo, a partir da participação cidadã.  A proposta tem como missão a proteção e o cuidado com a vida e pauta-se  no desenvolvimento humano, na sustentabilidade e no bem-estar das pessoas.

“Os homenageados de hoje são a nossa fonte de inspiração para que pudéssemos estar apresentando essa proposta”, lembrou Darlene Pereira, secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, após apresentar a iniciativa aos presentes.

Inscrições

As inscrições para o Projeto Rio Grande Eu Amo Eu Cuido podem ser realizadas presencialmente, no prédio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, nas escolas municipais, centros de referência em assistência social e unidades de saúde, mediante o preenchimento de uma ficha, ou via internet, pelo e-mail riograndecomvida@riogrande.rs.gov.br

Podem participar qualquer cidadão ou cidadã, ou entidade que desenvolva um trabalho com repercussão coletiva na sua comunidade. “A ideia é que as pessoas indiquem pessoas ou entidades que atuam com esse perfil. Um vizinho, amigo, colega, enfim, alguém que dialogue com a nossa proposta”, encerrou a secretária Darlene.

Uma comissão designada via decreto municipal, composta pela primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, pelo professor Lauro Barcellos e pelos servidores Eduardo Morrone, Tiago Collares, Darlene Pereira e Daniela Rodrigues, irá analisar as propostas.