CREAS realiza nesta sexta-feira (18) a "Praça da Proteção", na Praça Tamandaré

O Executivo Municipal, por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), promovem, durante o mês de maio, o “Mês da Proteção”. Nesta sexta-feira, dia 18 de maio, será realizada a “Praça da Proteção”, das 13h às 17h, na Praça Tamandaré, relativo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Lei Municipal Nº 5373, de 16 abril de 2003 instituiu a “Semana Municipal de Enfrentamento a violência, exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes”. Durante dois anos o CREAS tem protagonizado a organização da Rua da Proteção, realizada sempre no dia 18 de maio. Neste ano, pela primeira vez, serão realizadas, durante todo o mês, atividades relacionadas à data, com o objetivo de mobilizar e engajar a comunidade rio-grandina na luta contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes. A programação completa está disponível em anexo.

Durante o evento, além da programação principal, serão promovidas diversas atividades paralelas na Praça Tamandaré, como mateada com distribuição de erva mate e água quente, brinquedos infláveis (em parceria com o SESC Sistema Fecomércio) e distribuição de pipoca. Com a participação da Secretaria da Saúde (SMS), acontecerão ações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), presença da Unidade Móvel da Saúde e do Programa IST/AIDS e distribuição de material informativo referente às Unidades de Saúde Mental.

Também serão desenvolvidas as atividades do projeto CEP – Rua/FURG e presença da Biblioteca Móvel da SMEd. O evento também contará  com intervenções do Projeto BGV Rolezinhos e parcerias do Salão Barber Shop, com cortes de cabelo unissex, manicure e designer de sobrancelha. Outras ações que serão promovidas: participação da faculdade Anhanguera, através dos cursos de fisioterapia (orientações posturais) de educação física (atividades físicas) e de direito (assessoria jurídica); intervenções do 3º CBM, com exposição de materiais e equipamentos da corporação e demonstrações de operações; e orientações e distribuição de material informativo alusivo à campanha pelas equipes do CREAS, CRAS’s, SEST/SENAT e Conselho Tutelar.

No período da noite também do dia 18 de maio, às 18h, será promovida uma audiência pública sobre o tema do enfrentamento, na Câmara de Vereadores. Segundo a superintendente de Proteção Social de Média Complexidade, Ângela Pietro, o objetivo da ação é incentivar a população, através de várias ações, a se prevenir e denunciar casos de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Confira a programação da Praça da Proteção:

13h – Abertura

13h30 – Projeto + QArte (Escola Sagrado Coração de Jesus)

14h – Projeto “Punhos da Esperança” (Pugilista Samir Santos)

14h30 – Apresentação do Canil do 6ºBPM

15h – Aulão de Zumba com Prof. Max Valente – ASPREV