Maio Amarelo: atividades do dia Agente Mirim foram realizadas ontem (15)

Na tarde de ontem (15), o Executivo Municipal, através da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), desenvolveu uma série de atividades do dia do Agente Mirim. As ações integraram a programação do Maio Amarelo 2018, movimento que estimula a discussão sobre o trânsito em busca da redução do número de acidentes e mortes.

Inicialmente, as 8 crianças, alunas da rede municipal de ensino, que estão participando desta edição do projeto, estiveram no tradicional almoço dos Agentes Mirins, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura. Acompanhados pelo Vice-Prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, após o almoço os pequenos Agentes fizeram um passeio pelo prédio conhecendo cada ambiente, e em seguida, foram levados para as atividades ao ar livre, onde realizaram uma blitz educativa e puderam conhecer um pouco da rotina do Núcleo Operacional de Trânsito, assim como o funcionamento de equipamentos utilizados no cotidiano das fiscalizações.

Em entrevista, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes (Renatinho), comentou sobre a importância de um trabalho de educação para o trânsito direcionado às crianças, destacando que através delas também é possível conscientizar os adultos. “As crianças acabam levando para casa e multiplicando os bons exemplos sobre o trânsito”, completou.

Renatinho declarou ainda, que as atividades do Maio Amarelo são fundamentais, pois o movimento serve para chamar a atenção quanto às mortes no trânsito. O vice-prefeito relembrou as 40 mortes por acidentes de trânsito que aconteceram no Município em 2017 e salientou a necessidade de diminuição dessa estatística.

Projeto Agente Mirim

Com objetivo de estimular, desde a infância, a consciência de que devemos estar sempre atentos ao cumprimento das regras de trânsito e fazer das crianças multiplicadoras desse aprendizado, o projeto “Agentes Mirins” vem sendo desenvolvido desde 2014 pela SMMAS, através do Núcleo de Educação para o Trânsito, que no momento é composto pelos Agentes, Michele Albuquerque, Fernanda Mendes e Luciano Feijó.

Maio Amarelo

Em sua primeira vez promovido pela Prefeitura do Rio Grande, através da SMMAS, o Maio Amarelo conta com uma programação que inclui blitz educativas, sessão legislativa, operações de trânsito alusivas ao movimento e passeio ciclístico. Em Rio Grande, a ação faz parte das atividades que compõem o tema integrador “Rio Grande Com vida”, marca da Gestão Municipal que tem como um de seus princípios o cuidado e a proteção à vida.

Conhecido internacionalmente, em sua 5ª edição, o Maio Amarelo traz o tema “Nós Somos o Trânsito”, e tem o propósito de incentivar a busca por melhorias no trânsito. Para isso, serão promovidas ações que estimulem amplo debate sobre a responsabilidade e o comportamento de cada pessoa no trânsito. A cor amarela foi escolhida por se tratar da cor de advertência e atenção, além de ter o laço amarelo como símbolo do movimento, sinal conhecido mundialmente para alertar sobre a importância do tema.

Para saber mais sobre o Movimento, acesse: https://www.maioamarelo.com/

Com informações da SMMAS

- Crédito: Marcos Jatahy