Microempreendedores devem estar atentos ao prazo da Declaração Anual do Simples Nacional

O Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda (SMDIER), atenta os microempreendedores individuais para enviarem a Declaração Anual do Simples Nacional até às 23h59 do dia 31 de maio de 2018, referente as atividades exercidas ano anterior.

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é uma obrigação de responsabilidade do próprio empresário. Nela, o microempreendedor deve informar o faturamento anual bruto, incluindo todas as vendas feitas ao longo de ano de 2017, e ainda se houve contratação de funcionário no período.

O microempreendedor individual deve informar:

- Receita bruta total auferida no ano anterior;

- Receita bruta auferida no ano anterior referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;

- Se teve empregado durante o período abrangido pela declaração.

Para que não haja dúvida na hora de realizar a declaração, a dica é fazer o cálculo mensal das receitas e guardar as notas em local apropriado.

Como fazer a declaração?

1 - Acesse o Portal do Empreendedor, através do link: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/ja-sou/servicos/declaracao-anual-mei-dasn

2 - Clique em "Já sou MEI" e "Faça sua Declaração Anual de Faturamento".

3 - Informe o faturamento bruto da empresa e se houve ou não contratação de empregado no período.

O que acontece quando o MEI não faz sua declaração anual (DASN-SIMEI) ou a entrega com atraso?

O valor da penalidade é de no mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) ou 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN-SIMEI, ainda que integralmente pago, limitada a 20%.

Para mais informações é possível entrar em contato com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e com a Sala do Empreendedor.

NAF FURG:

Horário de atendimento: Segunda à sexta das 14h às 18h.

Local: FURG Carreiros Pavilhão 4 (Anexo)

Curta a página do NAF em https://www.facebook.com/naf.furg

Sala do Empreendedor:

Horário de atendimento: Segunda à sexta das 12:30h às 17:30h.

Local: Rua Marechal Floriano, n° 170 – Bairro Centro.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Com informações da SMDIER