Vice-prefeito discutiu reativação da Balsa Santa Isabel em reunião com Prefeitura de Arroio Grande

O vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes - representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer – participou na quinta-feira (12) de uma reunião no município de Arroio Grande, a fim discutir uma solução para a reativação da balsa que faz a travessia do canal São Gonçalo, no Distrito de Santa Isabel. A reunião foi convocada pela própria Prefeitura de Arroio Grande. O secretário de Infraestrutura de Rio Grande, Rodrigo Barreto, acompanhou o vice-prefeito durante a pauta.

Também participaram da reunião, coordenada pelo prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique, representantes dos municípios de Pedras Altas, Capão do Leão, Cerrito, Pedro Osório e Jaguarão. O vice-prefeito de Rio Grande explicou que a travessia da balsa esteve durante muito tempo desativada, tendo voltado a funcionar há pouco tempo. “Porém, mais uma vez deixou de funcionar, há cerca de três meses. O impasse está entre a concessionária do serviço e a empresa contratada para operar. Tentamos intermediar uma solução entre os representantes de ambas, para que a travessia voltasse a operar imediatamente”, explicou Renatinho.

A balsa de Santa Isabel, que voltou a operar em junho de 2014, após dez anos desativada, auxilia no escoamento de soja e de arroz até o Porto de Rio Grande, reduzindo a distância entre os municípios em mais de 100 quilômetros. A retomada do transporte pela balsa é de extrema importância para a economia de Rio Grande, Arroio Grande e região.

No contexto do retorno dos serviços da balsa, está também a qualificação da estrada que dá acesso a ela, tanto nas adjacências de Rio Grande, quanto nos limites de Arroio Grande. “São 18 km do nosso lado e 40 km do lado de lá. Na reunião também discutimos melhorias para as condições de trafegabilidade destas estradas de chão, como o ensaibramento delas. O DAER acompanhou a reunião. Na ocasião outro assunto abordado foi a fundamentação da ideia da construção de uma travessia a seco, como alternativa para a balsa”, complementou Renatinho.

O vice-prefeito também sugeriu que a pauta fosse levada a reunião ordinária da Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul) para efeitos de soma de municípios na defesa da pauta. A sugestão foi acolhida e deve ser pauta da próxima reunião da Associação.

Assessoria de Comunicação/PMRG

- Crédito: Divulgação/Prefeitura de Arroio Grande