12
MAR

Notícias

Prefeito assina em Brasília termo que amplia o acesso à internet no interior do município


O prefeito Alexandre Lindenmeyer assinou hoje (12) em Brasília o Termo de Adesão ao Programa Internet Para Todos (Gesac), do governo federal. A iniciativa proporcionará a ampliação do sinal de internet banda larga em diversas localidades do interior do município. Rio Grande foi uma das primeiras cidades brasileiras a aderir ao Programa e, de acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o início da instalação das antenas está previsto para o mês de maio.

Com o termo em mãos, o prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou que a assinatura pode representar o preenchimento de uma lacuna na cidade. “É uma demanda social muito importante, que esperamos que seja efetivamente cumprida. A próxima etapa agora é o estabelecimento dos prazos pelo governo federal para a efetivação da implantação dos equipamentos e seleção de empresas de telecomunicações interessadas em operar. É um projeto importantíssimo, que possibilitará a inclusão digital da população que reside nestas localidades, além de disponibilizar o acesso através dos equipamentos públicos instalados nestes locais, como postos de saúde e escolas”, pontuo o prefeito.

A internet será fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e, dentre outras localidades, beneficiará as populações do Taim, Ilha dos Marinheiros, Torotama, Palma, Capão Seco, Machadinho, Arraial de Fora, Vila da Quinta, Senandes, Quitéria, Sítio Santa Cruz, Domingos Petroline, Barra, Mangueira, Querência, ABC IX, dentre outros.

Além de proporcionar o acesso à rede mundial de computadores aos cidadãos e cidadãs que moram em áreas afastadas das áreas urbanas da cidade, a ação contribui para a qualificação dos equipamentos públicos do município, como postos de saúde e escolas municipais.

“Assim que abriu o edital nós cadastramos proposta. Felizmente ela foi aceita, inclusive, já recebemos a senha de acesso. A partir da assinatura do prefeito Alexandre, aguardamos os desdobramentos do governo federal para dar início à essa pauta tão importante para o interior e que complementa um trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura, que é a instalação de fibra ótica em praticamente toda área urbana da cidade”, destacou a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Pereira.

Programa Internet Para Todos (GESAC)

O programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga - por via terrestre e satélite - a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos. O programa é coordenado pelo Ministério das Comunicações é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Na capital federal, o chefe do Executivo ainda percorreu gabinetes de senadores e deputados para convidá-los para uma reunião sobre indústria naval, que também ocorrerá em Brasília, no próximo dia 14/03.

Assessoria de Comunicação/PMRG


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Divulgação/PMRG

    - Crédito: Divulgação/PMRG

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy

  •  - Crédito: Marcos Jatahy

    - Crédito: Marcos Jatahy





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400