Livro "Edição de Risco 3" será lançado durante a 16ª Festa do Mar

O livro “Edição de Risco 3” será lançado nesta sexta-feira (9) no 1º Salão de Humor de Rio Grande, inserido na programação da 16ª Festa do Mar. O livro tem a participação de vários artistas rio-grandinos e reúne 26 cartunistas gaúchos. O lançamento acontece às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura.

A obra “Edição de Risco 3” reuniu charges, cartuns, histórias em quadrinhos, tiras e ilustrações. A obra é a última da trilogia que começou em 2006 e que, em sua totalidade, publicou 800 páginas com mais de 60 artistas gráficos do sul do país. “Sem dúvida é a maior coletânea de humor gráfico do sul do Brasil nos últimos dez anos”, diz Leandro Dóro, que organizou a trilogia ao lado de Leandro Bierhals, Byrata Lopes e Eugênio Neves.

Segundo Dóro, os cartunistas gaúchos tem uma cultura de coletânea que existe desde anos 70. Em 25 de outubro de 1975 foi lançado o QI 14, que reuniu 14 artistas gráficos do Estado. Logo após, começou uma série de coletâneas que continuaram a ser financiadas, principalmente, por editoras. Todavia, esta tendência se extinguiu nos anos 2000. O autofinanciamento foi uma alternativa viável.

O livro conta com a participação de artistas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, reunindo veteranos e novos talentos. A capa de Leandro Bierhals é uma referência às Edições de Risco 1 e 2, de 2005 e 2014, respectivamente.

Os artistas participantes desta edição são: Bier, Byrata, Cado Bottega, Carlos Ferreira, Donga, Douglas Garcia Dias, Doutor Insekto, Everton Cosme, Eugênio Neves, Fill Chapelletta, Greice Pozatto e Henrique Madeira, Henrique Hubner, Jean Picco, Jô, Leandro Bierhals, Leandro Dóro, Maucio, Max Ziemmer, Mario Trevisson, Pomba Claudia, Ricardo Fonseca, Ronaldo Cunha Dias, Silvio Silveira, Wagner Passos e Ivonei de Peraça.

Informações da Secretaria da Cultura

- Crédito: Divulgação