Diversos segmentos se mobilizam na defesa da UTE Rio Grande, em Brasília

Estiveram reunidos em Brasília, Capital Federal, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), uma comitiva de lideranças locais, regionais e estaduais, na busca pela implantação da Usina Termelétrica Rio Grande.

Na companhia do prefeito Alexandre Lindenmeyer, que representou a Azonasul na oportunidade, o secretário Chefe da Casa Civil Fábio Branco, representando o Governo do Estado, o presidente Flávio Maciel, a Câmara Municipal do Rio Grande, a senadora Ana Amélia Lemos, o Senado Federal, Danilo Giroldo, a Universidade Federal do Rio Grande e o Arranjo Produtivo Local, e Antônio Bacchieri, presidente da Câmara de Comércio do Rio Grande, além de demais representantes de mandatos legislativos do Senado e da Câmara Federal, tiveram a oportunidade de dialogar com o diretor-geral da ANEEL, Romeu Rufino, no sentido de reforçar a importância da Usina Termelétrica Rio Grande (UTE) para o município e para o estado. A agenda coletiva ocorreu no início da noite desta quinta-feira (8).

“A nossa expectativa é de que o empreendedor possa apresentar todos os elementos que estão sendo demandados para a análise do projeto ainda no mês de março”, ressaltou o prefeito, após o término da reunião.

O Chefe do Executivo destacou, ainda, que o projeto ainda corre risco, por conta da análise legal e técnica por parte da Agência, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. “Trata-se de um processo complexo e a mobilização de todos os segmentos que estiveram em Brasília reforça a união de esforços para que possa ser revista a revogação da outorga e, consequentemente, o projeto se torne realidade. Não é uma pauta só do município do Rio Grande, mas da região e do estado do Rio Grande do Sul como um todo”, complementou.

A Usina Termelétrica Rio Grande (UTE) representa um investimento de aproximadamente 3,3 bilhões de reais, com a criação de cerca de 4 mil empregos diretos no início das obras, além do desenvolvimento de novas cadeias produtivas em Rio Grande e região.

- Crédito: Renan Arais

- Crédito: Renan Arais