Secretaria da Saúde e Conselho Municipal discutem Plano de Saúde 2018/2021

O Executivo Municipal, através da Secretaria de Município da Saúde (SMS), esteve reunido com o Conselho Municipal de Saúde para a discussão do Plano Municipal de Saúde do Período 2018/2021. O evento foi realizado no auditório do HU nesta última quarta-feira (10).

De acordo com o secretário da SMS, Maicon Lemos, “o Plano de Saúde  prevê todas as ações em saúde que serão executadas neste período (2018/2021), ferramenta está que será encaminhada ao ministério da saúde para que o governo federal também possa fundamentar  o Plano Nacional de saúde .”

Dentre os destaques do Plano de Saúde está a municipalização da saúde prevista neste período ou gestão plena como é conhecida nos termos de saúde, onde prevê a gestão de todos os serviços de saúde do município, hoje parte deles realizada pelo Estado, como por exemplo a gestão da atenção hospitalar. Também é destaque a ampliação da Estratégia de saúde da família e muitos outros serviços básicos de saúde .

Ainda de acordo com o secretário em 28 de dezembro de 2017 foi editada  a portaria ministerial 3992/17 que dispõe sobre a gestão dos recursos federais  antes distribuídas em blocos pelo ministro da Saúde em repasse único mensal para que o gestor municipal realize a distribuição conforme necessidade do município .

Com a elaboração do Plano Municipal Rio Grande avança no planejamento das ações de saúde, assim como auxília o Ministério da saúde na elaboração do Plano Nacional  .

Estavam presentes na ocasião o secretário de Município da Saúde, Maicon Lemos, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliane Pereira, e todos os integrantes dos conselhos gestores locais de saúde do município, composto pelos usuários do SUS.

Com informações da SMS

Assessoria de Comunicação/PMRG