Oficina de Afro-artesanato acontece nesta quinta (7) no Atelier Livre do Mercado

A Secretaria de Município da Cultura (SeCult) realiza nesta quinta-feira (7) mais uma edição das oficinas de afro-artesanato, que acontecem das 14h às 17h, no Atelier Livre do Mercado. A oficina é promovida sob a coordenação da professora Ingrid Costa, através do Projeto Boneca Africana Rana e Ong Águas do Sul, com a monitoria das artesãs Maria de Fátima Ramalho e Francine de Souza.

Maria de Fátima é historiadora e atua na rede estadual de ensino, nas escolas Silva Paes e Bibiano de Almeida. Nas horas vagas trabalha com artesanato, que considera um hobbie, mas também uma fonte de renda. Afro-artesanato, conforme costuma intitular os seus trabalhos, é realizado a partir do reaproveitamento de brinquedos e materiais recicláveis, como garrafas pet.

Na companhia da monitora, ela está disposta a compartilhar, para todos os públicos, de crianças à terceira idade, as técnicas em EVA que dão o contorno e um colorido todo especial para os trabalhos. “Comecei com o tricô, passei pela pintura, mas me encontrei mesmo no artesanato. Foi a maneira que achei, juntamente com outras educadoras, para divulgar a cultura afro”, destacou. Muitas bonecas confeccionadas pelas professoras representam orixás, como Iansã, Iemanjá, dentre outros.

A proposta, segundo ela, é que, a partir do material produzido, sejam apresentados, discutidos e desmitificados alguns preconceitos que ainda persistem na sociedade sobre a cultura negra. O curso está sendo oferecido no Chalé 7 do Mercado Público Municipal com inscrições no local pelo valor de R$ 10.

Para facilitar o andamento dos trabalhos, a professora sugere que os interessados levem garrafas pet e EVA, com cores e estilos de acordo com o gosto e a criatividade de cada um. Maiores informações podem ser obtidas através do número 981082550.

Com informações da SeCult

- Crédito: Divulgação/SeCult