Projeto de extensão da Unipampa visita a Escola Bilíngue Carmen Teixeira Baldino

A Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino recebeu na tarde de ontem (5) uma visita técnica do projeto de extensão de Libras, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), para a comunidade surda. Foram mais de 25 visitantes, buscando a interação e conhecimento de outras realidades.

O projeto de extensão da Unipampa, Campus Jaguarão, ensina libras para estudantes surdos de Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande e também do Uruguai. Após um levantamento da universidade foi constatado que os surdos de Jaguarão não conheciam língua de sinais, então o curso de libras foi criado para reunir essa comunidade e transmitir o ensinamento da língua.

Segundo a tradutora intérprete de libras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Monica Mendes Garcia, “a intenção de trazer os alunos do projeto foi para eles conhecerem outras realidades e para que eles tivessem contato também com pessoas de nível linguístico diferente do deles, pois com esse contato é possível a melhor apropriação da língua”, explica.

O professor bilíngue de sinais da Unipampa, Daniel Romeu, exaltou a sua felicidade em estar na visita e o orgulho que sentiu por fazer parte dessa integração. “Eu estou muito feliz, tenho muito orgulho de estar participando desta comunidade, é muito importante ter vindo aqui. Essa interação e passeio dos alunos da Unipampa é fundamental, pois eles podem perceber que também possuem capacidade para aprender “, conta.

Assessoria de Comunicação/PMRG