Encontro Internacional de Graffiti Meeting of Styles consolida arte de rua em Rio Grande

O Executivo Municipal, através da Secretaria da Cultura (SeCult) e a AME Produções realizarão nos dias 25 e 26 de novembro a terceira edição do Graffiti Meeting of Styles Brasil em Rio Grande. Assim como na última edição, o local escolhido para receber os trabalhos de grafiteiros de várias partes do mundo foram os paredões do Porto do Rio Grande, na Avenida Honório Bicalho.

O projeto tem o propósito de criar um ambiente de articulação, intercâmbio, informação, diálogo e expressão artística urbana, fornecendo visibilidade aos locais pelo qual passa. Na ocasião, também serão realizadas apresentações de dança, DJs, intervenções de skatista, premiação de melhores vídeo e foto do público sobre o evento e oferecimento de foodtrucks.

O M.O.S Brasil receberá 53 artistas convidados para a criação de um painel coletivo, que demonstre a diversidade do Graffiti e do Hip Hop, reforçando a cultura de solidariedade entre os artistas e público presente. Dentre os artistas confirmados, destacam-se o carioca Gil Faria (Gilzin), o brasiliense Sirio junior (Mudof), o paulista Marcelo Valentim (Mazola), o peruano Jaime Alcantara (RAF), o equatoriano Huesos de Buda e um dos mais reconhecidos artistas urbanos do mundo, o mexicano Farid Rueda. Artistas de diversas partes da Europa também desembarcarão em Rio Grande, como o alemão Yours RZM.

Para o secretário Ricardo Freitas, o Meeting consolidou a arte de rua em Rio Grande, em especial o graffiti, com desdobramentos importantes do projeto Arte na Parada.  “Será uma grande honra recepcionar, pelo terceiro ano consecutivo, artistas de diversas partes do mundo na nossa cidade. Eles mesmo já registraram, em outras edições, que gostam muito de vir para cá, sobretudo, pela acolhida do público. Mais uma vez, a ação ocorrerá na periferia da cidade, nos bairros Getúlio Vargas e Santa Tereza, descentralizando a arte e inserindo a juventude em uma série de atividades e oficinas. Juntos, transformaremos um espaço cinza em uma tela colorida pintada por várias mãos”, salientou.

O artista Lucas Stuczynski, curador do evento no Brasil juntamente com a A.M.E Produções, reitera as palavras do secretário.  Para ele, o Meeting impulsionou outras ações que valorizam a arte do grafitti e a arte de rua em Rio Grande, como a Semana Municipal do Grafitti e da Arte de Rua e o já mencionado Arte na Parada. “Isso tudo nos torna um dos municípios com maior diversidade e potencial artístico urbano do estado”, destaca. Dentre os rio-grandinos que participarão do evento, Stuczynski destaca o artista Ene 3, que segundo ele, é um dos principais fomentadores do grafitti na cidade, e os DJ’s Micha e Magreen. Com o acréscimo de um número maior de foodtrucks, beertrucks, mateada e campeonato de skate, o artista espera um público ainda maior do que nas outras edições.

O Meeting Of Styles é realizado há mais de vinte anos, desde a queda do muro de Berlim, na Alemanha e, desde então, soma mais de 250 eventos em todo o mundo, 600 mil visitantes e desdobrou-se em um calendário anual que abrange mais de 25 países. A primeira edição no Brasil ocorreu em São Paulo, a segunda no Túnel da Conceição, em Porto Alegre, e as demais edições, em 2015 e 2016, ocorreram em Rio Grande. Com o retorno do Meeting à cidade em 2017, Rio Grande se consolida como uma referência estadual e até mesmo nacional no grafitti e na arte de rua.

Na cidade de Rio Grande, o M.O.S Brasil tem patrocínio da Corsan Oficial e realizado em parceria com a SeCult, contando ainda com apoio do Porto do Rio GrandeUniversidade Federal do Rio Grande (FURG), Sagres Agenciamentos MaritimosFlameInsane StudioEskis Cult officielUrbann BoardsUsthempRacor ImagensCentro de Cultura Libertária da AzenhaGardenGrill e Oceano Fm Rio Grande.

Com informações da SeCult

- Crédito: Divulgação/SeCult