Loading
11
OUT

Notícias

Prefeito cumpre agenda na Secretaria de Obras, Corsan, IPHAN e Consulado de Portugal, na capital

Secretaria Estadual de Obras

Secretaria Estadual de Obras


O prefeito Alexandre Lindenmyer e o secretário de Habitação de Rio Grande, Gilmar Ávila, estiveram em Porto Alegre nesta quarta-feira (11). Nas agendas da capital estiveram reunidos com o secretário adjunto de Obras do Estado, Sandro Oliveira, com o presidente da Corsan, André Finamor, com a consulesa de Portugal no RS, Adriana de Melo Ribeiro e com superintendência do IPHAN.

Na Secretaria de Obras, os gestores públicos discutiram a situação da regularização fundiária da área da Hidráulica, repassada ao estado para a construção de uma escola. Desde 2013 o Executivo Municipal busca o Estado para encaminhar a regularização da área, tendo em vista que muitas famílias residem no local há mais de 20 anos. A Administração Municipal busca que seja dado a estas famílias o direito de propriedade dos imóveis, uma vez que a unidade de educação não foi construída na área.

Outra pauta discutida com o secretário-adjunto foi a situação de 2 mil imóveis de Rio Grande que ainda constam no nome da antiga Cohab. O Município pede uma resolução para que os imóveis sejam repassados para o nome de quem neles residem. Para isto o Executivo Municipal buscará o apoio da Câmara de Vereadores de Rio Grande, na construção de uma legislação que ampare a área e isente as famílias da cobrança do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Além desatas agendas, o prefeito e o secretário estiveram reunidos com o diretor-geral da Corsan, André Finamor, discutindo a possibilidade de individualização da cobrança de água em alguns condomínios da cidade; outras questões suscitadas foram as execuções das obras de rede e esgoto nas localidades do Parque Marinha e Junção.

O prefeito e o secretário também estiveram no IPHAN, onde discutiram questões relacionadas ao patrimônio histórico da cidade, especificamente sobre os prédios do Caixeral, do Cassino dos Mestres e do Centro Municipal de Cultura.

A última agenda em Porto Alegre foi com a consulesa de Portugal no Rio Grande do Sul, Adriana de Melo Ribeiro. Na oportunidade Lindenmeyer debateu a possibilidade apoio do Consulado, via Instituto Camões, para a restauração da Capela Taim, tendo em vista a importância histórica e religiosa do local. Discutiu-se também a possibilidade do Consulado apoiar o Município na recepção de eventos das comunidades portugueses do Cone Sul.

Assessoria de Comunicação/PMRG

 


Fotos da Notícia


  • Consulado de Portugal no RS - Crédito: Divulgação

    Consulado de Portugal no RS - Crédito: Divulgação

  • Secretaria Estadual de Obras - Crédito: Divulgação

    Secretaria Estadual de Obras - Crédito: Divulgação

  • Superintendência do IPHAN - Crédito: Divulgação

    Superintendência do IPHAN - Crédito: Divulgação





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400