1º Mostra Municipal de Educação Popular em Saúde foi realizada hoje (11) em Rio Grande

Na tarde desta quarta-feira (11), a Secretaria de Município da Saúde (SMS), através do Núcleo de Vigilância em Saúde, realizou a1ª Mostra Municipal de Educação Popular em Saúde, fruto do EdPopSUS II – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde. A mostra está sendo realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e acontece até as 17h30 de hoje.

As atividades tiveram início às 13h30 com a recepção dos convidados e convidadas com práticas de reflexão e integração entre os presentes. Logo depois, foi realizada a transmissão de um vídeo de sensibilização, assim como explicação e conversas sobre o que é a Educação Popular. Ao final do evento, os 35 educandos participantes do II Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS II) receberam os certificados.

De acordo com a coordenadora estadual do EdPopSUS no Rio Grande do Sul, Ana Lucia da Costa Maciel, o curso tem como base a Política Nacional de Educação Popular em Saúde e busca a construção e compartilhamento de conhecimento entre os participantes. “O curso tem como objetivo, por meio da problematização e da amorosidade, construir soluções e promover a troca de conhecimento e saberes entre os educandos e trabalhadores do SUS e da área da saúde”, afirmou Ana.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Michele Meneses, a Mostra já é uma atividade padrão nos processos de certificação do Curso de Aperfeiçoamento em todo o estado.

A Mostra teve o objetivo de relatar o percurso do curso, bem como ser um momento de aprendizagem e confraternização em Educação Popular.  Em Rio Grande, a maioria de participantes do curso, que foi construído em encontros totalizando 160 horas, foi de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além disso, também houve a presença de Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Técnicas de Enfermagem, Enfermeiras, Estudantes de Enfermagem e Movimentos Sociais durante toda trajetória.

A 1ª Mostra Municipal de Educação Popular em Saúde foi realizada pelo Núcleo de Vigilância em Saúde da SMS e conta com o apoio da Escola de Saúde Pública (ESP), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz e da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Assessoria de Comunicação/PMRG