Loading
11
OUT

Notícias

1ª Conferência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária debaterá conquistas e desafios


A Prefeitura do Rio Grande promove no dia 25 de novembro, na escola Cipriano Porto Alegre, a 1ª Conferência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. O objetivo do evento é debater as conquistas e os desafios para a Regularização de Terras e a Habitação no Município, tendo estes como direitos de transformações da cidade e da sociedade. Antes da Conferência serão realizadas três pré-conferências preparatórias em diferentes regiões da cidade.

A Secretaria de Município de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) de Rio Grande está organizando as pré-conferências. A ideia é debater nos encontros temas centrais, que servirão de referencial ao debate principal da Conferência, que deverá apresentar propostas e diretrizes para o próximo período de atuação da unidade da Administração Municipal.

As pré-conferências iniciam pela Região Sul e Praia, no próximo dia 19 de outubro. A área compõe os bairros da Querência, Atlântico Sul, Parque Guanabara, Cassino, ABC, Bolaxa, Senandes e Parque São Pedro. O encontro inicia às 19h na Associação de Moradores da Querência.

Na plenária o tema discutido será “A mulher na produção da moradia”. A discussão visa o debate da inserção da mão de obra feminina no processo de construção habitacional, tanto como profissão, quanto incremento da geração de renda familiar; ampliando a melhoria da qualidade de vida, bem estar social e de saúde, a valorização profissional e a qualidade dos processos de construção – projeto, gestão e construção da moradia.

A 2ª pré-conferência será voltada para a Região Norte e Centro (Barra, Barra, Mangueira, BGV, Cidade Nova até Av. Salgado Filho). Acontecerá no dia 7 de novembro, às 19h, no Salão Nobre da Prefeitura. A temática será a “Produção Habitacional”, abordando os diferentes aspectos necessários para a Produção da Habitação de Interesse Social, destacando a gestão, geração de renda, construção, assistência técnica, fontes de recursos e financiamentos, além de parcerias entidades e programas habitacionais.

A 3ª e última pré-conferência acontece no dia 16 de novembro. O público-alvo é a Região Oeste e Zona Rural, formados pelos bairros PROFLURB I e II, São João, São Miguel, Castelo, Cidade de Águeda Carreiros, Quinta, Povo Novo e Parque Marinha. O encontro acontece na Igreja Assembleia de Deus da Estrada Roberto Socoowiski.

O tema discutido pela plenária será a “Regularização Fundiária e a Produção da Cidade: da posse ao papel”. A discussão abordará os principais aspectos da Regularização Fundiária Urbana, a relação com a moradia e os condicionantes para a materialização deste processo do ponto de vista urbano e ambiental, social e jurídico, além as legislações vigentes.

Assessoria de Comunicação/PMRG


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Giovani Sequeira

    - Crédito: Giovani Sequeira





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400