Outubro Rosa: roda de conversa sobre trabalho de "Doulas" aconteceu no HU

Na tarde desta terça-feira (10), fazendo parte da programação do Outubro Rosa 2017, aconteceu uma roda de conversa que debateu sobre a função e o trabalho das Doulas, ocupação profissional prevista pelo Ministério do Trabalho. A conversa aconteceu no Hospital Universitário da FURG e foi ministrada pela mestre em enfermagem e doula, Daiane de Lemos.

Organizada pelo grupo de pesquisa “Viver Mulher” da professora doutora em enfermagem Nalu Kerber, a ação que marca os 10 anos do grupo conversou com profissionais da área da saúde cobre o exercício da doula que visa dar apoio, suporte físico e emocional à gestante durante o pré-natal, o parto e o pós-parto, dando orientações a respeito dos cuidados com o bebê, o banho e amamentação, tudo com o apoio da família também.

“A aceitação das doulas na assistência à maternidade vem crescendo rapidamente com o reconhecimento da importante contribuição deste trabalho para a melhoria do trabalho físico, do bem estar emocional e do resultado perinatal, tanto para mães quanto para bebês”, comentou Daiane, além disso, a enfermeira destacou a importância do auxílio das doulas à equipe técnica que realizam o parto, ajudando e atuando de forma positiva somando o trabalho realizado.

Nascer Sorrindo

Em Rio Grande, o Grupo de Apoio ao Parto Humanizado Nascer Sorrindo visa debater, questionar, esclarecer e orientar gestantes, casais grávidos, profissionais de saúde e quaisquer pessoas interessadas no sistema obstétrico atual e no bem nascer.

Esta comunidade foi criada com o intuito trazer o debate sobre o alto índice de cesárias desnecessárias e a violência obstétrica a qual as mulheres são submetidas em um momento que deveria ser tão bonito, que é o nascimento de seu filho.

Saiba mais na página do Facebook: https://www.facebook.com/nascersorrindorg/

Assessoria de Comunicação/PMRG