GT do Plano de Monitoramento de Agrotóxicos realizou plenária com trabalhadores da Educação

O Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Rio Grande realizou uma plenária com os trabalhadores da Educação na tarde desta sexta-feira (11) no Salão Nobre da Prefeitura. A reunião faz parte do cronograma de plenárias promovido pelo GT com as diversas áreas que dialogam sobre o tema.

A equipe de trabalho para a elaboração do Plano é composta por representantes da Prefeitura, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RS).

O GT foi criado através do Decreto nº 14.121, assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer em 17 de agosto de 2016 e considera aspectos como o direito à alimentação adequada e a Lei. Municipal nº 7.425 de 2013, instituindo o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável no Município.

A secretária ajunta de Município de Educação, Neci Coelho, e o secretário adjunto de Município de Desenvolvimento Primário, Cledenir Vergara, destacaram o caráter participativo da construção do Plano. “Trata-se de um Plano que afeta diretamente a qualidade de vida de toda a população e por isso ele tem que ser construído de forma conjunta, nos moldes da democracia participativa, com o diálogo e a colaboração de toda a sociedade”, completaram.

Na plenária promovida pelo Grupo nesta sexta-feira, o químico Leandro Almeida, formado pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) foi convidado para palestras aos professores e diretores das escolas da Rede Municipal presentes na plateia. O químico levantou um histórico do surgimento dos agrotóxicos e do seu uso mundo afora, intensificado no período pós Segunda Guerra Mundial.

Assessoria de Comunicação/PMRG