SMS participou de evento em Pelotas que discutiu realidade regional dos atendimentos de urgência

A Secretaria de Município da Saúde (SMS), representada pelo secretário Maicon  Barros de Lemos e sua equipe, esteve presente na apresentação do projeto “Aplicativo de Pós-graduação ao Hospital Sírio Libanês nas Áreas de Urgência, Emergência e Atenção Básica”, nos dias 10 e 11 deste mês, em Pelotas.

No evento, realizado no SENAC de Pelotas, foi dada a oportunidade de debater acerca da realidade regional do setor de urgência e emergência do SAMU. Além disso, o secretário Maicon foi convidado a compor a banca de avaliação das apresentações do projeto. De acordo com ele, o projeto está sendo disponibilizado para que os municípios possam capacitar os servidores da área.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um Programa Federal que visa a melhora na qualidade das respostas nos atendimentos de urgência e emergência; e foi instituído no Município do Rio Grande em 27/12/2009, onde conta com 1 unidade de suporte avançado, 1 unidade de suporte básico e 2 motolâncias. Possui no quadro de servidores 9 médicos, 9 enfermeiros, 9 técnicos em enfermagem e 9 condutores.

Disponível para a população tanto da zona urbana, quanto da zona rural do município, os serviços da SAMU realizam cerca de 500 atendimentos por mês e o atendimento emergencial pode ser solicitado através do número 192, onde será efetuada uma triagem do paciente, para que ele seja encaminhado para a unidade mais adequada para o tipo de atendimento necessário.

Além desses serviços, o SAMU conta também com o projeto “Samuzinho nas Escolas”, cuja finalidade é educar as crianças sobre a forma correta de agir  perante situações de urgência, bem como a importância de não passar trotes aos serviços de atendimento da SAMU.

Com o objetivo de capacitação dos profissionais da área, no ano de 2013 foi instituído Núcleo de Educação em Urgências (NEU). O Núcleo de Educação de Urgências de Rio Grande desenvolveu uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituição de Ensino Anhanguera e Instituto Federal Sul-riograndense, e é referência na metade sul do Estado quando se trata de capacitação profissional.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Com informações SMS