Rodeio Artístico e Cultural celebra a cultura gaúcha nos 280 anos do Município

Aconteceu nos dias 14, 15 e 16 a primeira edição do Rodeio Artístico e Cultural no Município do Rio Grande. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura (SeCult), pela 6ª Região Tradicionalista e pela Associação Tradicionalista Rio-Grandina, em parceria com o Partage Shopping Rio Grande.

Incluído no calendário de comemorações dos 280 anos do município, a atividade, que aconteceu no Partage Shopping, reuniu tradicionalistas e entidades de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, bem como representantes de municípios vizinhos da metade sul do estado.

A abertura contou com o show gratuito do cantor e compositor nativista Neto Fagundes, na praça de alimentação do Partage. Nos dias seguintes, ocorreram competições de declamação, danças coletivas e individuais, nas categorias mirim, juvenil e adulto. O encerramento ficou por conta do músico rio-grandino Alexandre Taveira.

Confira os vencedores, e suas respectivas categorias, do Rodeio Artístico e Cultura:

Melhor Coreografia VETERANA: CTG Candeeiro Crioulo (Pelotas);

Danças Tradicionais VETERANA: 1º lugar: CTG Candeeiro Crioulo (Pelotas), 2º lugar: CTG Mate Amargo (Rio Grande) e 3º lugar: CTG Farroupilha (Rio Grande);

Melhor Coreografia MIRIM: CCN Sentinela do Rio Grande (Rio Grande);

Danças Tradicionais MIRIM: 1º lugar: CCN Sentinela do Rio Grande (Rio Grande), 2º lugar: CTG Candeeiro Crioulo (Pelotas), 3º lugar CTG Os Teatinos (Rio Grande) e 4º lugar: CTG Mate Amargo (Rio Grande);

Melhor Coreografia JUVENIL: CTG Os Teatinos (Rio Grande);

Danças Tradicionais JUVENIL: 1º lugar: CCN Sentinela do Rio Grande (Rio Grande) e 2º lugar: CTG Os Teatinos (Rio Grande);

Melhor Coreografia ADULTA: CTG Ronda Crioula (São Sepé);

Danças Tradicionais ADULTA: 1º lugar: CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira (Rio Grande), 2º lugar: CTG Sentinela do Forte (Caçapava do Sul), 3º lugar CCN Sentinela do Rio Grande (Rio Grande) e 4º lugar CTG Ronda Crioula (São Sepé).

O Rodeio Artístico e Cultural, competição inédita de arte e cultura gaúcha no Rio Grande, tem por finalidade a preservação, a valorização e a divulgação da tradição e da cultura popular do Rio Grande do Sul e visa o intercâmbio entre tradicionalistas, entidades e comunidade em geral. Uma nova edição ocorrerá no ano no próximo ano.

Com informações da SeCult

- Crédito: SeCult