DATC lança marca comemorativa pelos seus 50 anos!

O Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC) completa 50 anos em 2017 e integrando as comemorações dos 280 anos de fundação do município do Rio Grande, a Prefeitura Municipal realizou um ato para a apresentação da nova marca da autarquia e renovação do contrato de publicidade nas capas de poltronas dos ônibus.

O evento foi realizado no domingo (16), no estande da Prefeitura na 39ª FEARG e contou com a presença de autoridades, funcionários e ex-funcionários do DATC, que assistiram emocionados a um vídeo produzido pela Prefeitura com depoimentos e lembranças daqueles que auxiliaram na construção da história do Departamento.

Na oportunidade foi apresentada a nova logomarca do DATC com a cor inspirada em tom áureo que faz alusão ao cinquentenário, trazendo ainda o ônibus como personagem central.

Quem utilizar a linha Rio Grande, Porto Alegre pelo DATC irá presenciar as novas capas de poltronas, com o selo comemorativo dos 50 anos da autarquia juntamente com o selo de 280 anos do município. O contrato foi renovado durante a cerimônia.

Participaram do evento o Prefeito do Rio Grande, Alexandre  Lindenmeyer, acompanhado da primeira dama e presidente da comissão organizadora dos 280 anos da cidade do rio grande, Eunice Lindenmeyer; o vice-prefeito municipal, Paulo Renato Gomes; o superintendente do Departamento Autárquico de Transportes Coletivos, Jorge Rafael Lopes e a presidente da Amperg, Ilda Veiga.

SOBRE O DATC

O Departamento Autárquico de Transportes Coletivos – DATC  foi criado em 31 de outubro de 1967, através da lei municipal nº 1.858. Teve sua gênese precedida pelo antigo “serviço riograndino de transportes coletivos”, então responsável pela linha rio grande porto alegre, bem como, pela operação dos bondes urbanos, cuja garagem funcionava no mesmo local na qual hoje, se realiza a manutenção dos ônibus rodoviários.

O poder público municipal foi responsável por implementar os primeiros modais de transporte coletivo e, portanto, a mobilidade urbana para a população riograndina.  No ano de 2016, na linha Rio Grande - Porto Alegre, o DATC, realizou 2.048 viagens e transportou 101.523 passageiros, o equivalente a quase metade da população riograndina.

Muitos desses passageiros estão em tratamento pela secretaria de município da saúde e secretaria de município de assistência social, além de idosos com 40% de desconto.

Assessoria de Comunicação / PMRG

- Crédito: Sheron Nicoletti