Loading
17
JUL

Notícias

Prefeito participou de Mostra e lançamento de tecnologias da Embrapa durante reunião da AzonaSul


O prefeito Alexandre Lindenmeyer esteve presente na última sexta-feira (14) em um festival de tecnologias da Embrapa, organizado para receber 18 representações das prefeituras que compõem a Associação de Prefeitos da  Zona Sul (AzonaSul), nas dependências da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). A Reunião ordinária da Associação foi integrada às ações do Programa Portas Abertas, uma iniciativa da Unidade de pesquisas em aproximar a instituição à sociedade. A comitiva de prefeitos (as), vice-prefeitos(as) e secretários, foi liderada pelo seu presidente, Fávio Telis Gonzalez, prefeito de Jaguarão/RS, e guiada pelo chefe-geral da Empresa, Clenio Pillon. O lançamento do aplicativo Agromet para celulares, com acesso a dados meteorológicos de Pelotas, atualizados minuto a minuto, foi a novidade do encontro. 

    
    Foi dada início a programação do dia com a Exposição de Tecnologias Embrapa contando com dezenas de produtos oriundos dos processos de desenvolvimento de pesquisas para a agricultura em geral, e também especialmente, para a agricultura familiar. O grande desafio para comitiva de prefeitos, assessores, secretários de Governo e imprensa foi percorrer o saguão da sede da Embrapa e levar consigo tanta informação para seus locais de origem, assim como, cheiros e sabores oferecidos na diversidade de degustação de produtos.

Reunião da AzonaSul


    O chefe-geral, Clenio Pillon destacou a ideia do encontro ser uma agenda de trabalho, mas também um dia de confraternização por lembrar da passagem dos 24 anos da Embrapa Clima Temperado, desde 1993, ter feito a fusão dos dois centros de pesquisas existentes naquela época no município: o centro de fruteiras de clima temperado e o centro de terras baixas. "Estamos abrindo as portas como o próprio nome do nosso programa Portas Abertas, mas para as Prefeituras, com o intuito de aproximarmos ainda mais nossa agenda de pesquisas à serviço da sociedade e também para o desenvolvimento de boas políticas públicas", enfatizou Pillon.


     A Reunião da AzonaSul teve sua sequência de apresentação de pautas já marcadas: a Pesca Artesanal e as Estradas Rurais nos municípios, propostas pelo deputado estadual Zé Nunes, os quais já vem sendo debatidos na Assembleia Legislativa.  


    Estavam presentes os prefeitos de Aceguá, Capão do Leão, Canguçu, Jaguarão, Herval, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Morro Redondo, Rio Grande e Turuçu. Os vice-prefeitos de Pelotas e Cerrito e a vice-prefeita do Capão do Leão, também estiveram no cumprimento da agenda. Ainda, acompanharam a pauta do dia os secretários de Desenvolvimento Rural de Pelotas e de São Lourenço do Sul, de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Grande e de Agricultura de Cerrito,  Pedras Altas, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar, de Agricultura e Pesca, de São José do Norte. 

O lançamento do aplicativo para celular 


    O evento foi marcado pelo lançamento do aplicativo para celulares, Agromet, uma ferramenta que repassa minuto a minuto dados meteorológicos da região de Pelotas, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Agrometeorologia e Tecnologia da Informação da Embrapa. Ele foi apresentado através de uso de tablet e de um vídeo explicativo sobre a ferramenta que busca maior funcionalidade para o usuário urbano quanto rural. "Essa tecnologia vem a beneficiar principalmente a agricultura, aonde na Web, já era possível disponibilizar dados climáticos de várias zonas do Estado. Agora, na plataforma para androids, há dois elementos que são considerados muito importantes que são: a evapotranspiração, que realiza uma estimativa dos últimos sete dias da água perdida pelas culturas, assim como, o da horas de frio, que são necessárias para tomada de decisão na escolha de práticas culturais de fruteiras de clima temperado", destacou o pesquisador e responsável pelo Laboratório de Agrometeorologia, Silvio Steinmetz.


    Neste aplicativo estão disponíveis dados, através de tempo real, valores mínimos e máximos do dia e informações acumuladas por períodos; gráficos; resumos mensais e horas de frio. O usuário irá encontrar dados meteorológicos em tempo real sobre temperatura, umidade relativa, sensação térmica, ponto de orvalho, pressão atmosférica, velocidade do vento, direção do vento, nascer do sol, pôr do sol. E também será possível visualizar dados mínimos e máximos do dia e hora de ocorrência como a temperatura mínima e máxima e umidade relativa mínima e máxima. Quanto aos gráficos, estes serão apresentados em tempo real e a ocorrência dos últimos sete dias. Já os Resumos mensais vãoi conter as principais variáveis registradas na Estação Meteorológica Automática (EMA), instalada no Posto Meteorológico da Embrapa local. Segundo o pesquisador será trabalhado para um futuro próximo o aplicativo para a plataforma de celulares IOS. 


    O aplicativo Agromet está disponível a partir do seu lançamento na Google Play a partir desta data, assim como o vídeo explicativo, que foi elaborado pela equipe do Programa de TV Terra Sul da Embrapa, ao apresentar a tecnologia, seu manuseio e acesso de dados e seus benefícios. Este vídeo poderá ser acessado no You Tube, no canal cpactts, a partir do dia 25 de julho.

Com informações da Embrapa e AzonaSul


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Divulgação/Embrapa

    - Crédito: Divulgação/Embrapa

  •  - Crédito: Divulgação/Embrapa

    - Crédito: Divulgação/Embrapa

  •  - Crédito: Divulgação/Embrapa

    - Crédito: Divulgação/Embrapa





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400