Homenagem aos 80 anos da Refinaria Rio Grandense emociona o público da Fearg

No ano em que o município celebra 280 anos de fundação a Refinaria de Petróleo Riograndese completa 80 anos de instalação na cidade. E a vontade de “continuar vivendo uma grande história junto com a cidade do Rio Grande” foi o que motivou a fala do diretor administrativo da Refinaria, Sérgio Satt, durante a homenagem realizada na noite de ontem (13) no teatro da 39ª Fearg.

A homenagem pelos 80 anos da Refinaria foi uma iniciativa da Prefeitura do Rio Grande, que através do prefeito, Alexandre Lindenmeyer, entregou uma placa ao representante da Refinaria, reconhecendo todo trabalho desenvolvido pela Instituição nestes anos, inclusive as ações sociais de significativo impacto na sociedade.

Durante sua fala, Sérgio Satt, fez um resgate histórico da consolidação da refinaria e da trajetória neste período, com o apontamento das ações sociais e apoio à instituições e entidades assistenciais e ambientais. Segundo Satt, só este ano a Refinaria destinou cerca de R$ 1milhão de reais à projetos no município; o último foi a Sacola Literária, que distribuiu 10mil livros as escolas municipais.

O Prefeito do Rio Grande, reforçou o slogan comemorativo do município e disse que “são histórias como esta, da Refinaria, que nos permitem dizer que vivemos uma grande história”. O prefeito fez uma retrospectiva dos momentos de crise da Refinaria que foram superados graças a determinação de diretores e técnicos da Petrobras. E agradeceu por todo o trabalho social desenvolvido pela Refinaria e o que ela representa para a comunidade riograndina.

Após a cerimônia as autoridades presentes e o público da Fearg prestigiaram as apresentações de alunos da rede municipal. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Dias Lopes, arrancaram muitas risadas da plateia com a bem-humorada peça teatro “Explorando o Mundo Aquático”, que faz parte do trabalho anual de literatura da turma. Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliéser de Carvalho Rios apresentou a mostra “O Menino que Sabia Ler”, que encheu o palco do teatro com muitas manifestações artísticas e revelou um final surpreendente. Ambas montaram suas apresentações baseadas nos livros doados pela Refinaria, que tem servido para desenvolver projetos literários na sala de aula.

O público que prestigiou a homenagem recebeu como lembrança um chaveiro com os símbolos comemorativos dos 280 anos da Prefeitura e 80 anos da Refinaria, que foram patrocinados pela Refinaria Riograndese.

Assessoria de Comunicação/PMRG