Capitania do Portos celebra 171 anos

O Prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer,  participou da solenidade de comemoração aos 171 anos da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS).  Durante a solenidade, que foi transferida para o Camarig devido ao mal tempo, o Capitão de Mar e Guerra, Luiz Fernando Kraemer Bulsing, recepcionou autoridades civil e militares.

A CPRS é responsável, dentro da sua área de jurisdição, pela realização dos exames para obtenção de carteira de condução de embarcações e cursos para profissionais aquaviários. É responsável ainda pela fiscalização das Normas da Autoridade Marítima referentes à Segurança do Tráfego Aquaviário, Salvaguarda da Vida Humana no Mar e Controle da Poluição Hídrica proveniente de embarcações.

Sua área de jurisdição abrange toda a extensão da Lagoa dos Patos, no trecho compreendido entre o alinhamento da ponta de São Simão com a divisa dos municípios de Tapes e Barra do Ribeiro, a Barra do Rio Grande e a Lagoa Mirim. Entre as cidades de sua responsabilidade estão Rio Grande, Pelotas, São José do Norte, Bagé, Chuí, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar entre outras.

A Capitania, localizada à Rua Almirante Cerqueira e Souza, número 198, conta atualmente com um contingente de 86 militares e 6 servidores civis. Mais informações sobre as atividades da Capitania podem ser obtidas na página www.mar.mil.br/cprs.

Com informações da Assessoria CPRS