Comando do 5º Distrito Naval renova Acordo de Cooperação dos Projetos Ametista e Renascer

Na próxima terça-feira (23), às 15h, será realizada, no Salão Nobre do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), a assinatura do Acordo de Cooperação dos Projetos Ametista e Renascer, que visam à realização de um estágio de integração social para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pertencentes à faixa etária de 14 a 17 anos. Ao todo, 80 jovens de Rio Grande e São José do Norte serão beneficiados com os estágios, que serão realizados ao longo de 18 semanas, entre os meses de junho e outubro do corrente ano.

A solenidade contará com a presença do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, dos Prefeito da cidade do Rio Grande e de São José do Norte, bem como de autoridades dos municípios contemplados com os projetos.

Os projetos Ametista e Renascer decorrem do Acordo de Cooperação firmado entre Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval, e as prefeituras Municipais de Rio Grande e de São José do Norte e os respectivos Conselhos Tutelares.

Os projetos

O projeto Ametista, voltado para adolescentes do sexo feminino está na 17ª edição, e é executado pelo Núcleo de Assistência Social (NAS). Já o projeto Renascer, voltado para o sexo masculino, está na 19ª edição, e é executado pelo Grupamento dos Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG).

Durante o curso, serão realizadas diversas atividades, entre elas noções básicas sobre saúde, higiene, primeiros socorros, boas maneiras, dependência química, ordem unida, liderança, doenças sexualmente transmissíveis, educação moral e cívica, práticas esportivas, recreativas, culturais e de convivência social e outras com vistas ao aprimoramento pessoal e profissional.

Os projetos proporcionam também conhecimentos sobre a Marinha do Brasil, buscando desenvolver o interesse pela vida naval, por meio da participação em formaturas, cerimônias, visitas a Organizações Militares da Marinha, entre outras atividades.

Como é realizada a seleção

A seleção dos jovens para participar dos projetos é realizada pelos Conselhos Tutelares de Rio Grande e de São José do Norte, onde são preenchidas fichas de cadastro que passam, posteriormente, por uma análise. Esse ano a seleção ocorreu no período de 02 a 31 de março. Após selecioná-los, os Conselhos enviam os dados para o Com5ºDN, que dá início às atividades. Entre os principais requisitos para participar está a frequência à rede regular de Ensino.

Assessoria de Comunicação/ Comando do 5º Distrito Naval