Primeiro filme de ficção científica do estado será gravado em Rio Grande

O longa “Oxigênio”, primeiro filme de ficção científica realizado no estado, será gravado no município com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura (SeCult). Dirigido pelo cineasta Pedro Zimmerman, o filme terá quatro diárias de filmagem na cidade, entre os dias 27 e 30 de maio.

Com produção executiva de Tatiana Sager e Beto Rodrigues, Oxigênio é uma adaptação da mini-série de seis capítulos veiculada na RBS TV em 2014. O formato longa-metragem visa uma maior inserção no circuito nacional e internacional de cinema.

No elenco, conta com nomes conhecidos do cinema e da TV brasileira, como Ingra Liberato, Bruno Torres e Marcos Breda. Antes do início das gravações, o secretário da SeCult Ricardo Freitas esteve em Porto Alegre para conhecer o trabalho.

De acordo com o sócio-diretor da Panda Filmes, Beto Rodrigues, Rio Grande possui a atmosfera adequada para a proposta do filme, especialmente, pelo aspecto histórico, destacado pelos seus casarios. Ele conta que já conhecia Rio Grande e que, inclusive, tinha tentado rodar um filme na cidade, o longa "Diário de um Novo Mundo", em meados de 2005, mas na época não contou com o apoio necessário. “O filme passava pela cidade, nos idos de 1757. Como não conseguimos filmá-lo aqui, tivemos que construir uma vila cenográfica que representasse a cidade no município de Rio Pardo”, comentou.

Empolgado com o apoio para o novo projeto, destaca “Rio Grande fará parte das filmagens do primeiro longa de ficção do Rio Grande do Sul e um dos primeiros do Brasil”. O filme Oxigênio é, ainda, o primeiro projeto gaúcho aprovado no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o maior agente de fomento da América Latina, que é gerido pelo BRDE e administrado pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE). É patrocinado pela Lei do Audiovisual e possui como parceiros a Refinaria de Petróleo Riograndense, a Yara Brasil, o Banrisul, a Corsan, a Sul Gás, a Rede Zaffari e a Medlive.

Com informações da SeCult

- Crédito: Divulgação