Loading
Avisos de Pauta
  • A mateada "Chimafest", ocorrerá no dia 1º de novembro, unindo-se ao evento do "Novembro Azul".
  • OUTUBRO ROSA - 25 de Outubro - DIA D, das 9h às 17h - Coleta de CP, exame clínico de mamas, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de sífilis e HIV e oficina de autoestima. Local: Atividade descentralizada nas Unidades de Saúde, EXCETO na SANTA ROSA, SÃO JOÃO, PARQUE SÃO PEDRO E HIDRÁULICA.

Atrativos Turísticos

Sobrado da Macega


Belíssimo exemplar do patrimônio histórico, artístico e cultural da Cidade do Rio Grande, o Sobrado de Macega foi construído a mando da senhora Faustina Centeno da Silva, sobrinha do general Bento Gonçalves e neta do Capitão de Dragões Joaquim Gonçalves da Silva, sétimo descendente direto de Jerônimo de Ornellas, fundador de Porto Alegre.

O prédio de 1.034 m² era dividido em dois pavimentos. O pavimento superior destinava-se a residência da família, enquanto o pavimento térreo era ocupado como depósitos e senzalas, sem contudo possuir instrumentos de tortura. As paredes de 70 cm de espessura, repousam sobre estacas de eucalipto. O assentamento dos tijolos foi executado com o emprego de cal e barro. Uma curiosidade técnica é a fixação das dobradiças. Estas estão introduzidas em blocos de pedra furados, com preenchimento feito em chumbo derretido e socado.

A fachada, com denso trabalho ornamental, representa a interpretação arquitetônica eclética nacional, no período de sua introdução no Sul do Brasil. Em 1978 um violento incêndio destruiu todo interior do casarão e parte de sua fachada. A Pescal, empresa da região, restaurou o imóvel e resgatou a história do Sobrado de Macega.


Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400