Loading
Avisos
  • A Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade informa que a Operação Radar Móvel estará operando nas vias do município.
  • ATENÇÃO! O Executivo Municipal informa aos Pescadores Artesanais que não compareceram nos referidos locais para receber os Cartões Emergenciais na última semana devem se apresentar na Secretaria da Pesca, para serem encaminhados ao BANRISUL.

Atrativos Turísticos

Sobrado da Macega


Belíssimo exemplar do patrimônio histórico, artístico e cultural da Cidade do Rio Grande, o Sobrado de Macega foi construído a mando da senhora Faustina Centeno da Silva, sobrinha do general Bento Gonçalves e neta do Capitão de Dragões Joaquim Gonçalves da Silva, sétimo descendente direto de Jerônimo de Ornellas, fundador de Porto Alegre.

O prédio de 1.034 m² era dividido em dois pavimentos. O pavimento superior destinava-se a residência da família, enquanto o pavimento térreo era ocupado como depósitos e senzalas, sem contudo possuir instrumentos de tortura. As paredes de 70 cm de espessura, repousam sobre estacas de eucalipto. O assentamento dos tijolos foi executado com o emprego de cal e barro. Uma curiosidade técnica é a fixação das dobradiças. Estas estão introduzidas em blocos de pedra furados, com preenchimento feito em chumbo derretido e socado.

A fachada, com denso trabalho ornamental, representa a interpretação arquitetônica eclética nacional, no período de sua introdução no Sul do Brasil. Em 1978 um violento incêndio destruiu todo interior do casarão e parte de sua fachada. A Pescal, empresa da região, restaurou o imóvel e resgatou a história do Sobrado de Macega.


Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-900 :: Telefone: (53) 3233.8400