Prefeitura realiza operação de fiscalização a estabelecimentos comerciais

A Prefeitura do Rio Grande esteve atuando na manhã de hoje (26), através de equipes de fiscalização, para averiguar denúncias de descumprimento aos Decretos que estabelecem restrições a circulação de pessoas com objetivo de combater a disseminação do Novo Coronavírus (COVID-19). A ação teve como foco principal a vistoria e orientação em  estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que estariam descumprindo a ordem de fechamento.

A força tarefa contou com Fiscais de Posturas, Fiscais de Obras, Fiscais da Vigilância Sanitária, Fiscais do PROCON e com Guardas Municipais, que acompanharam toda a ação. Segundo o Superintendente de Obras e Posturas, Luiz Maciel Monteiro, o efetivo foi dividido em quatro equipes. Os grupos se deslocaram para regiões que foram mapeadas com base nas denúncias recebidas via telefone e que apontavam estabelecimentos que estariam desrespeitando o disposto em Decretos Municipais. A operação percorreu as localidades do Centro, Vila Militar, Cidade Nova, Municipal, Buchholz, Zona Oeste, Parque São Pedro e Parque Marinha.

Ainda de acordo com Monteiro, foram feitas sessenta e duas vistorias entre comércio e obras em andamento. “No decorrer da operação alguns estabelecimentos já foram encontrados fechados. Aqueles flagrados desobedecendo a determinação, foram orientados pelos fiscais e fecharam suas lojas. Um empreendimento de construção civil foi notificado.” declarou o superintendente.

O Decreto nº 17.053 assinado pelo Prefeito Alexandre Lyndenmeyer, no último dia 23, é mais uma medida que busca combater o avanço do COVID-19 em Rio Grande. Com a emissão do documento ficou estabelecido o fechamento de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, com exceção daqueles essenciais como os relacionados à saúde, segurança e alimentação.

Outras operações conjuntas para fiscalização ainda poderão ser organizadas ao longo do período de restrição. No entanto, a Prefeitura disponibilizou números telefônicos para denúncias que poderão surgir e serão atendidas diariamente. Em relação a aglomerações no transporte público, deve-se entrar em contato pelo número 156. No caso de preços abusivos, ligue para o PROCON: 3233 7278, 3233 7279 e 3233 8499.

Já a Guarda Municipal atende pelo telefone 3233 4582. Outras questões ligadas a obras públicas, segurança da população no entorno das obras, manutenção e proteção do patrimônio, telefone para o Gabinete de Projetos e Programas Especiais nos números 3233 6087 e 3233 6088.

Assessoria de Comuncação PMRG