Obras Públicas estão suspensas: exceção é para os canteiros de obras relacionados com a área da saúde

Estão suspensos os trabalhos nos canteiros de obras das mais de 50 obras públicas postas em curso pela administração municipal. A medida foi tomada em atenção ao Decreto Nº 17.053/2020, da Prefeitura, que ampliou na segunda-feira, 23, as medidas de prevenção e restrição de circulação de pessoas para o enfrentamento ao coronavírus no nosso município.

A exceção do decreto é para a construção ou reforma em estabelecimentos de saúde. Neste sentido estão mantidos pela municipalidade os serviços desenvolvidos nas obras da UBSF Policlínica do Canalete (Posto IV), na Unidade de Pronto Atendimento da Junção e na Unidade Básica de Saúde da Família do Cassino, as três em fase final de execução.

A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura, unidade que monitora e fiscaliza os serviços das obras, explica porque as obras de saúde tem que continuar: “Elas continuam para que, caso seja necessário, nós possamos auxiliar no atendimento à população utilizando estes locais. Então os trabalhos nestas três unidades continuam mas, claro, tomando todos os cuidados e as medidas de precaução e prevenção necessárias com esses trabalhadores que estão lá”, assinala Darlene Pereira.

A gestora também explica que as demais empresas responsáveis pelas outras obras tem o prazo de, até esta sexta-feira, 27, para organizar os seus respectivos canteiros de obras no que tange à trafegabilidade e acessibilidade do seu entorno. Para isso devem observar orientações como a de não deixar no local situações que ofereçam risco para as pessoas, como tampas de bueiros abertas, além terraplanar ruas adjacentes a fim de evitar a obstrução de vias.

No aspecto administrativo Darlene explica como ficam os contratos: “Os contratos estão apenas suspensos, de maneira que as empresas continuam as responsáveis pelos canteiros de obras e pela vigilância dos mesmos”.

De acordo com o decreto a suspensão é válida pelo prazo de trinta dias. Período que pode ser modificado diante da reavaliação de um novo cenário.

Assessoria de Comunicação/PMRG