Nota – Concurso Público da Prefeitura do Rio Grande

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa (SMGA), informa que está ciente do ocorrido durante a prova do concurso público realizado no último domingo (12), quando foi apurado que uma candidata, inscrita no Edital 01/2019, divulgou uma imagem do seu caderno de respostas em rede social. A fotografia foi tirada enquanto os candidatos aguardavam a entrega do caderno de questões e a autorização para início da prova. Embora o fato seja lamentável e indesejável, o concurso será mantido e a candidata responsável pela publicação da fotografia, que já foi identificada, está eliminada do certame. 

Este concurso está sendo realizado pelo IBRASP, Instituto Brasileiro de Seleção Pública, cabendo a SMGA a supervisão. Em virtude disso, no sábado, por cautela, a secretaria exigiu que fossem recrutados mais fiscais, como forma de anular o risco de comparecimento de número insuficiente destes colaboradores. A solicitação foi atendida, resultando na presença de um número maior do que o necessário, o que garantiu uma realização de prova ainda mais segura.

A SMGA lamenta o ocorrido pontualmente e salienta que o certame foi preparado visando o máximo cuidado quanto à fiscalização durante as provas. Mais de 9 mil candidatos participaram das provas do concurso, número superior ao que se verifica nas provas do ENEM.

O IBRASP também publicou nota oficial onde confirma a exclusão da candidata que fez uso do aparelho na sala da prova e reforça que “a aplicação da prova está mantida, uma vez que as demais normativas de aplicação foram regularmente respeitadas”. A nota está disponível em anexo.

Nota Ibrasp