Multipalco da orla da Lagoa é entregue pelo prefeito Alexandre

Com diversas apresentações artísticas, homenagens, muita alegria e emoção, o prefeito Alexandre Lindenmeyer inaugurou em ato oficial, no final da tarde de sexta-feira (27), o Multipalco Cultural da Lagoa, localizado na orla da Avenida Henrique Pancada no entroncamento com a rua Jockey Club. O novo equipamento público leva o nome do artista rio-grandino José Francisco Mello Garcia, o Bebeco Garcia, já falecido, líder da Banda Garotos da Rua. A irmã do músico, Lúcia Garcia e o baterista da Banda, Edinho Galhardi receberam do prefeito uma cópia do decreto 16.875, com data de 27 de dezembro de 2019, que dá nome Multipalco. A inauguração foi acompanhada por vereadores, secretários de governo, estudantes, integrantes de grupos tradicionalistas e moradores da região.

Secretária do GPPE, Darlene Pereira

O Multipalco foi orçado em pouco mais de R$ 244 mil, com recurso proveniente de uma emenda parlamentar da ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB). Após concluída, a obra do Multiplaco, com capacidade para 150 pessoas sentadas, foi equipada com iluminação gerada por meio de energia solar, o que elevou o valor total para R$ 288 mil. Todo o processo foi acompanhado pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) da Prefeitura do Rio Grande e por uma Comissão de Acompanhamento de Projetos (CAPs) constituída por moradores da região. A secretária do GPPE, Darlene Pereira afirmou que o Multipalco é da comunidade e valoriza a arte e o artista rio-grandino Bebeco Garcia.

Prefeito Alexandre se manifesta

Em sua manifestação e ao lado da primeira-dama Eunice Lindenmeyer, o prefeito agradeceu, especialmente, a ex-deputada Manuela D’Ávila que viabilizou o recurso para concretização do empreendimento. Disse que o Multipalco faz parte de um conjunto de investimentos e revitalização que essa região do município está recebendo, como a implantação da ciclovia e calçamento na Avenida Henrique Pancada, pavimentação de ruas e construção de escolas. “Estamos investindo muito para qualificar a região. Não é num estalar de dedos, nem tão rápido como gostaríamos, mas estamos avançando”, afirmou o prefeito, citando que o Multipalco deve servir para a multiplicação e descentralização de variedades culturais.

Secretário de Cultura, Ricardo Freitas anuncia edital

O vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes disse que se sentia orgulhoso com a entrega do Multipalco e com a realização de tantos outros investimentos que estão sendo realizados pela Prefeitura na região e em diversos bairros. Citou o apoio de diversos vereadores que contribuem para que vários empreendimentos se concretizem no município e afirmou: “Estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas dessa cidade e resgatando a arte, a cultura e a educação, também, com investimentos em infraestrutura”.

Edital, shows e premiações

Secretário da Cultura, Ricardo Freitas anuncia edital

A ideia do Executivo é que o Multiplaco realize apresentações e intervenções culturais, atendendo os bairros Rural, São Miguel e localidades adjacentes. O secretário de município da Cultura, Ricardo Freitas adiantou que, na próxima semana, deve ser lançado um edital para quem tiver interesse em ocupar o espaço. Ricardo Freitas reforçou a manifestação de Lúcia Garcia, afirmando que o Multipalco é um espaço de resistência e de democratização da cultura, que vai possibilitar que as pessoas possam mostrar seu talento.

Músico Edinho agradece a homenagem ao colega de banda

Edinho Galhardi disse que estava emocionado com a homenagem ao ex-colega da Banda Garotos da Rua. “Se ele, Bebeco, estivesse aqui, ficaria muito feliz. Continuamos na música, divulgando o trabalho artístico deixado por ele, um grande guitarrista e compositor”, lembrou. Edinho antecipou que deve voltar ao Multipalco, agora para tocar com a Banda Garotos da Rua que permanece na atividade, fazendo shows em vários estados. O convite para participar de um show no Multipalco foi feito pela Prefeitura e aceito pelo músico, durante as atividades de inauguração do novo espaço cultural.

Lúcia Garcia diz que o espaço é de resistência pela arte

Irmã de Bebeco, Lúcia Garcia comentou que era uma com muita alegria que recebia a homenagem ao irmão. “Nesse momento de crise cultural e em vários aspectos que atravessa o país, é muito bom saber que aqui vai ser um espaço de resistência e da arte, pois sem ela a gente não vive.”

Estudantes recebem certificados por competição

Após as manifestações, a Prefeitura entregou certificados a estudantes da EMEF Cipriano Porto Alegre por terem participado e conquistado o “Quiz Rádio Oceano e Praça Shopping”, cuja competição, realizada em setembro e outubro, teve como objetivo incentivar os estudos por meio de um jogo de perguntas e respostas envolvendo os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de nove escolas públicas e particulares do município.

Apresentação de Fernando e Richard empolga público

Grupos tradicionalistas, de música popular e de matriz africana agitaram a noite na orla, depois da entrega dos certificados. Se apresentaram dançarinos do DTG Estância de São Pedro, do CTG Os Teatinos, percussionistas e dançarinos do Instituto Cultural Filhos de Aruanda – com o encontro de curimbas, o músico com deficiência visual Fernando Neto – Fernando dos Teclados e Richard Furtado, líder da Banda Fly Bird. Richard e Fernando dos Teclados tocaram juntos sucessos nacionais e internacionais dos anos 80 e 90.

Assessoria de Comunicação PMRG

Tamanho da fonte