Nao foi encontrado nenhuma enquete


AVISOS
    Devido ao transtorno das obras da Secretaria Municipal de Fazenda o telefone da mesma momentaneamente é 3233-6091.
ATENÇÃO
Para acessar a intranet da Prefeitura acesse http://portal/site/
:: s4t4n1c_s0uls ::
Na manhã desta terça-feira, 1º, o Grupo de Trabalho e Desenvolvimento (GTD)...

Evento ocorreu no Sobrado dos Azulejos

Na manhã desta terça-feira, 1º, o Grupo de Trabalho e Desenvolvimento (GTD) da Prefeitura, dentro da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, promoveu uma reunião ampliada no Sobrado dos Azulejos. O prof. Dr. Paulo Roberto Tagliani, do Laboratório de Gerenciamento Costeiro da Universidade Federal do Rio Grande (LABGERCO-FURG), apresentou o Plano Ambiental Municipal e falou dos desafios para a sua implementação no Município.

Participaram da reunião o prefeito Fábio Branco, o vice-prefeito, Adinelson Troca, secretários municipais de Governo e ainda, alunos do curso de Gestão Ambiental da FURG.

Na ocasião houve uma ampla explanação sobre o Plano Municipal Ambiental, que foi elaborado de forma conjunta pela Prefeitura, FURG e sociedade civil organizada. “O plano existe de 2007, como uma das exigências para que o Município se habilitasse junto ao Estado para fazer o licenciamento ambiental das atividades de impacto ambiental”, esclareceu a titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Mara Núbia de Oliveira.

Entre os diversos assuntos abordados durante a palestra, o professor destacou que na prática muitas ações previstas no Plano já vem sendo desenvolvidas pelo Município, tais como o programas de manejo e monitoramento ambiental, Projeto Orla, Agenda 21 Local, projetos de educação ambiental da SMMA em parceria com a SMEC (Quero-Quero, Patrulha Ambiental Mirim, Patrulha Ambiental Escolar), entre outros. Através da implementação do Plano Municipal Ambiental, será possivel avaliar o que já está sendo feito e principalmente, integrar as ações que já existem mas que acontecem de forma isolada. “O objetivo é intensificar e normatizar essas ações dentro de um modelo que possa gerar relatórios para a sociedade, de maneira que todos possam ter à disposição as informações da efetividade daquilo que está sendo realizado”, comentou Tagliani.

Durante a reunião o prefeito Fábio Branco anunciou a criação do Comitê de Implementação do Plano Ambiental Municipal, com a participação de todas as secretarias municipais, para avaliar a forma de participação e contribuição de cada pasta para efetivar todas as ações previstas no Plano. “A implementação deste Plano demanda um somatório de esforços, um desafio positivo pois nós temos capacidade para gerenciá-lo. Com isso, o nosso objetivo é que o desenvolvimento do Rio Grande esteja aliado à sustentabilidade ambiental para gerar qualidade de vida a nossa população”, declarou Branco.

1º/06/10

Fotos desta Notícia
 Prof. Dr. Paulo Roberto Tagliani, do Laboratório de Gerenciamento Costeiro da FURG apresentou o Plano Ambiental Municipal























Prefeitura Municipal do Rio Grande / RS
Endereço: Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N :: CEP: 96200-900 :: Telefone: (53)3035-8400
Setor de Informática - Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento - Copyright ©2005